quarta-feira

Redes sociais na Net podem ser "altamente prejudiciais"

Redes sociais na Net podem ser "altamente prejudiciais" por Lusa
As redes sociais na Internet, como o Facebook, podem ser "altamente prejudiciais" para os trabalhadores e para a imagem das empresas mas, se bem utilizadas, as vantagens ultrapassam os prejuízos, considerou hoje Nuno Troni, especialista em recursos humanos.
Para Nuno Troni, especialista da empresa de recrutamento Michael Page, os trabalhadores têm "muito mais a ganhar do que a perder" com a utilização das redes sociais, mas precisam de estar atentos à forma como as utilizam, até para não prejudicarem a sua imagem perante futuros empregadores.
"Uma política de comunicação clara sobre a informação que os colaboradores de uma empresa podem passar ao exterior é a melhor forma de evitar constrangimentos nas redes sociais", como a polémica que envolve os pilotos e a administração da transportadora portuguesa TAP, provocado por comentários no Facebook, acrescentou o especialista.
Troni referiu ainda que a participação dos funcionários em redes sociais na Internet como o Facebook e o Twitter permite potenciar a exposição ao mercado laboral e divulgar o trabalho que realizam, desde que o façam "de forma inteligente" e não partilhar informações que se venha a arrepender mais tarde.
O trabalhador deve evitar informações "pouco abonatórias" para a empresa onde trabalha, até para proteger a sua imagem no mercado de trabalho, referiu Nuno Troni.
"Se estiver em processo de recrutamento para uma outra empresa, este tipo de comportamento não será bem visto pelo recrutador", afirmou.
De acordo com Nuno Troni, para as empresas "torna-se muito difícil controlar toda a informação que os colaboradores trocam entre si", quer no contexto de trabalho, quer no a nível social, com amigos ou familiares, dificuldades ainda maiores quando se trata de informação confidencial.
"A única forma de prevenir este tipo de situações é fazer uma boa política de comunicação que preveja este tipo de casos. Na banca isto funciona", disse.
A punição dos colaboradores também acaba por funcionar, mas de uma forma reactiva, considerou Nuno Troni.
TAP sanciona pilotos por conversa no Facebook com "curso de ética"
Segundo a notícia avançada pela Lusa, a TAP convocou nove dos seus pilotos para um "curso de ética", alegadamente por estes terem discutido assuntos da empresa na rede social Facebook.
Os pilotos acham que é uma "sanção disciplinar ilícita" e discriminatória, mas a TAP garante que este curso faz parte da formação dada a todos os trabalhadores e destina-se a todos os pilotos e pessoal de cabine.
O caso dos pilotos da TAP não é a primeira polémica laboral causada pelo Facebook. Recentemente, uma mulher no Canadá perdeu o direito à baixa médica, depois de terem sido descobertas fotografias suas no Facebook.
As fotografias mostravam que a funcionária da empresa informática IBM se estaria a divertir na praia, apesar quando esta se apresentava de baixa há mais de um ano, por depressão.
Obs: Hoje a necessidade de comunicar instantaneamente leva os intervenientes a cometer excessos, dar tiros no pé, e, por vezes, fazer da comunicação planos de implosão imediata, ainda que inconscientemente. Faz lembrar aqueles bloggers com a ânsia de potenciarem a sua visibilidade opinativa se agrupam em blogues colectivos, e depois aquilo mais parece uma salada russa intragável. Por vezes, o face book também é isso - em que todos dormem com todos, e isso só pode conduzir a uma coisa: promiscuidade.

Etiquetas: , , , , , ,