quarta-feira

Barack Obama perde maioria qualificada no Senado

in RTP

Um ano depois de Obama ter iniciado funções em Washington como 44.º Presidente dos EUA, os democratas encaixaram esta noite uma significativa derrota no Estado do Massachussetts, bastião dos Kennedy há quatro décadas e que vê agora o republicano Scott Brown a reclamar o lugar do senador Ted Kennedy, no que pode ser lido como um revés para Barack Obama.
Os republicanos passam a ter 41 lugares no Senado, contra os 59 dos democratas, no que está a ser lido como um revés para o Presidente norte-americano.
Com a nova contagem de forças, a perda da maioria qualificada pelos democratas faz antever dificuldades renovadas para Obama no sentido de passar algumas das reformas preconizadas pela sua Administração, nomeadamente o diploma da "saúde universal", reforma maioritariamente rejeitada pelas sondagens.
Na última noite, os 52 por cento do candidato republicano Scott Brown permitiram-lhe assegurar o lugar do falecido senador democrata Ted Kennedy, conquista que está a ser vista como "histórica" pelo presidente do comité nacional do GOP.
"Scott Brown bateu Martha Coalley no coração de um feudo do Partido Democrático e torna-se assim o primeiro senador republicano proveniente do Massachussetts em mais de 30 anos", sublinhou Michael Steel.
Com apenas 47 por cento da contagem, Martha Coakley declarava ter "o coração destroçado pelos resultados", estado de espírito que revela bem a importância que a eleição tinha para os democratas.
Perda da maioria qualificada faz antever novas resistências
Esta votação assumia importância capital para o futuro das reformas que Obama pretende implementar, particularmente a que respeita ao sistema de cobertura médica, uma promessa assumida pelo então candidato à Casa Branca durante a campanha presidencial.
Com o novo mapa político, os democratas passam agora a contar no Senado com 59 votos contra os 41 dos republicanos, o que deverá constituir forte obstáculo não só para o plano de saúde como para todo o conjunto de reformas preconizado por Barack Obama.
Votação no Massachussets reflete queda de popularidade de Obama
O Estado do Massachussetts é um bastião há muitas décadas dominado pelos democratas, que superam em número os republicanos, mas Scott Brown terá contado com ajuda preciosa dos independentes, obtendo um resultado que está igualmente a ser visto como um referendo ao primeiro ano de governação da Administração Obama.
A consciência de que todo um plano de governo estava em jogo levou o próprio Presidente a envolver-se pessoalmente na campanha de Martha Coalley, tendo no domingo agendado uma deslocação a Boston para manifestar o apoio à candidata democrata.
Tratou-se no entanto de um esforço insuficiente, com a contagem do escrutínio a reflectir a acentuada queda de popularidade de Obama nas sondagens domésticas.
Obs: Dado o envolvimento directo de Obama nesta eleição (perdida) é também uma derrota para o PR - que com a crise internacional vê agora perdido o seu estado de graça. A perda desta crucial maioria qualificada no senado pode significar que o impulso reformista de Obama seja agora travado mais fácilmente bloqueado pela nova correlação de forças saída desta votação perdida para os democratas.