quinta-feira

Um singelo Adeus a João Marques de Almeida. Evocação de Vergílio Ferreira

- Um abraço fraterno a um amigo e professor, homem de trato afável e cúmplice. Fica.
Faleceu jornalista João Marques de AlmeidaO jornalista e professor universitário João Marques de Almeida, co-fundador do Correio da Manhã e impulsionador do Cenjor, faleceu hoje, em Lisboa, aos 70 anos, revelou um amigo da família.
Natural da Ericeira, João Marques de Almeida iniciou a carreira jornalística no matutino O Século e trabalhou na revista Vida Mundial e no diário República, tendo integrado a equipa que, em 1979, fundou o Correio da Manhã.
Foi também director de Informação da RDP e dedicou-se à edição literária e ao ensino universitário, impulsionando a criação do Cenjor - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, que dirigiu em 1987. (...)
Diário Digital/Lusa
__________________________________________
«O que mais me intriga e dói na nossa morte, como vemos na dos outros, é que nada se perturba com ela na vida normal do mundo. Mesmo que sejas uma personagem histórica, tudo entra de novo na rotina como se nem tivesses existido. O que mais podem fazer-te é tomar nota do acontecimento e recomeçar. (...) Repara no que acontece com a morte dos outros e ficas a saber que o universo se está nas tintas para que morras ou não.»
Vergílio Ferreira, Escrever