sábado

Cavaco numa atitude institucionalmente lamentável

À data do 25 de Abril, Ernesto Melo Antunes era major. Foi ministro sem pasta dos II e III governos provisórios, e titular da pasta dos Negócios Estrangeiros no IV e VI governos. Pertenceu ainda aos conselhos de Estado e da Revolução e presidiu à Comissão Constitucional - o órgão que antecedeu o actual Tribunal Constitucional. Subdirector-geral da UNESCO, não se candidatou ao cargo de director-geral daquele organismo especializado da ONU por não ter obtido o apoio do governo português, então chefiado por Cavaco Silva.[...]
Obs: Quando decorreu a revolução dos Cravos cavaco devia estar no RU a estudar para doutor e acumular muitos conhecimentos de economia que não servem para ajudar o governo a sair da crise económica, social e financeira em que vegetamos. Cavaco não tem cultura democrática, detesta o Parlamento - onde, de resto, frequentava pouco e mal quando foi PM, dialoga com alguma reserva, nunca foi um defensor convicto dos ideais e das ideias de Abril e, agora, que poderia promover esses valores na comemoração dos 10 anos da morte de Ernesto Melo Antunes - cavaco não assegura a sua presença, como devia fazer no plano institucional. Eanes, Soares e sampaio, os três PRs anteriores estiveram lá, Cavaco refugiou-se no Pátio dos Bichos, em Belém.
Quer em nome da democracia, quer em nome da história política contemporânea de Portugal - o actual PR deveria estar presente, porque a história do país está acima dele. Mas para cavaco, pelos vistos, é mais importante reconduzir um assessor que tentou assinar políticamente o PM de Portugal, através duma inventona de falsas escutas mal urdida, com a sua cumplicidade e cobertura política, pessoal e institucional, do que honrar a história.
É por estas e por outras que Cavaco não deveria ocupar o lugar que ocupa, já demonstrou não estar à altura da instituição da Presidência da República nem do Pais que lá o meteu. Esperemos que não faça um 2º mandato, ou que chumbe caso pretenda fazê-lo.
Ofereça-se um cravo a Cavaco...