quinta-feira

Uma atitude censurável de Cavaco. Belém compensa os prevaricadores

Após a inventona das escutas por parte de Fernando Lima - com ou sem a cumplicidade de Cavaco - este reconduzir aquele como super-assessor em Belém revela tacanhez e provincioanismo político. É o princípio de Peter a funcionar em todo o seu esplendor, pois quanto mais prevaricador foi Lima para posicionar Cavaco a ajudar a sua pupila Ferreira Leite a montar-se no cadeirão de S. Bento - mais Lima sobe na hierarquia da Presidência da República e na Casa Civil. Ainda veremos Lima candidato à ONU proposto unilateralmente por Cavaco sob a justificação de que a sua especialidade são as comunicações interregionais e interculturais, agora numa dimensão global.
No limite, Lima ainda será um sério candidato a sucessor de Pedro, em Roma - com o apoio de Maria Cavaco, naturalmente...
Em Belém parece tudo estar em aberto. Demasiado aberto!!!
O Presidente da República efectuou alterações na Casa Civil da Presidência da República, mas Fernando Lima, que tinha abandonado o núcleo da Comunicação Social, permanece como assessor daquele serviço de consulta e apoio do chefe de Estado, uma notícia avançada hoje pelo Diário de Notícias. De acordo com o organigrama disponível no ‘site’ da Presidência da República, Fernando Lima continua como assessor da Casa Civil, mas deixa de ter o ‘pelouro’ da Comunicação Social.
“Quero manifestar a minha estupefacção por, na Presidência da República, sem qualquer justificação, uma pessoa que tinha alegadamente sido afastada, afinal permanecer” no Palácio de Belém, “quem sabe se para fazer a mesma coisa”. “Estranho mesmo que a Presidência da República possa manter o mesmo assessor para as funções que já tinha, embora agora para o chefe da Casa Civil”, Nunes Liberato, referiu o vice-presidente da bancada do PS.
Segundo Ricardo Rodrigues, na sequência do caso da alegada vigilância exercida por elementos ligados ao executivo de José Sócrates aos movimentos do “staff” da Presidência da República, “todos foram levados a pensar que o senhor [Fernando Lima] tinha saído”. “Afinal, [Fernando Lima] ficou na Presidência da República nas mesmas funções que tinha, embora não no Presidente da República mas no chefe da Casa Civil - a entidade que o senhor Presidente da República diz que fala em nome dele”, acrescentou.
Numa declaração à Agência Lusa, o chefe da Casa Civil da Presidência da República, Nunes Liberato, afirmou que “a composição e a estrutura da Casa Civil são uma competência exclusiva do Presidente da República e do chefe da Casa Civil, como aliás acontece nos outros órgãos de soberania”. Ainda segundo Nunes Liberato, “por uma questão de transparência, a Presidência da República publica no seu ‘site’ a composição da Casa Civil e Militar”.