segunda-feira

Papa Bento XVI admite que escolher Cristo não garante êxito material

Igreja Católica, tsf
Papa Bento XVI admite que escolher Cristo não garante êxito material
O Papa Bento XVI admitiu hoje durante a oração dominical do Angelus que eleger Cristo não garante o êxito nos termos em que este é concebido na sociedade actual, mas assegura a paz e a felicidade.
«Para qualquer tomada de consciência é preciso fazer uma escolha: a quem seguir, Deus ou o Maligno, a verdade ou a mentira? Escolher Cristo não garante o êxito segundo os critérios mundanos, mas assegura a paz e a felicidade que só ele pode proporcionar», disse o sumo pontífice da sua janela na praça de S. Pedro do Vaticano.
«Isto é demonstrado em cada época pela experiência de muitos homens e mulheres que, em nome de Cristo, em nome da verdade e da justiça, souberam opor-se às ilusões dos poderes terrestres com os seus diferentes matizes e que até selaram a sua fidelidade com o martírio», acrescentou.
O Papa recordou que neste último domingo do ano litúrgico é celebrada a solenidade de Jesus Cristo como rei do Universo, e exprimiu uma «cordial saudação» às comunidades religiosas de clausura, que no sábado comemoraram a jornada «pro orantibus».
Bento XVI teve também palavras para soror Maria Alfonsina Danil Ghattas, nascida em Jerusalém em 1843 no seio de uma família cristã e cuja cerimónia de beatificação tem hoje lugar na sua cidade de origem.
«A beatificação desta tão significativa figura de mulher é de particular conforto para a comunidade católica na Terra Santa e um convite a que confie sempre, com firme esperança, na Divina Providência e na protecção maternal de Maria», considerou o chefe da Igreja católica na sua oração do Angelus.
«A ela cabe o mérito de ter fundado uma congregação formada apenas por mulheres locais, com o objectivo do ensino religioso, para pôr termo ao analfabetismo e melhorar as condições da mulher dessa época na terra onde o próprio Jesus exaltou a dignidade», disse.
Em espanhol, o papa saudou "com afecto" os peregrinos de língua hispânica presentes na praça de S. Pedro, em especial os fiéis das paróquias de S. Tomás Apóstolo e de S. Domingos Savio, da região de Valença (Espanha).
Obs: Digamos que a paz e a guerra começa sempre no coração dos homens, como diria o Papa João Paulo II, tão querido pelos crentes e católicos de todo o mundo. Bento XVI, ao seu estilo, sabe que para crermos nas coisas divinas temos também de crer nas coisas civis, terrenas, de modo que tanto podemos encontrar Cristo sentado numa nuvem a fazer rendilhado atmosférico, como O podemos avistar na esquina da nossa rua levando o saco do pão para casa. Eu, confesso, gostaria de o avistar em ambas as circunstâncias e fazer-lhe umas perguntinhas para as quais ainda não encontrei resposta. Nem quando olho para o céu, nem quando passeio na minha rua. A fé faz milagres. E um dos milagres da vida resulta do facto de podermos caminhar diáriamente na nossa rua.