quinta-feira

José Penedos foi suspenso pelo juiz e perdeu por momentos o sorriso

E ao terceiro dia, José Penedos falou. Mesmo que tenha sido para dizer que não vai falar. "Só falo no fim do processo. É só o que tenho a dizer". Assim - seco e com um semblante tenso que nunca antes se lhe tinha vislumbrado nas passagens anteriores pelo Juízo de Instrução Criminal de Aveiro. Mas ontem, e ao contrário das duas vezes anteriores em que foi ouvido, o presidente da REN tinha motivos para estar apreensivo. (...)

Obs: Penedos já poderia ter aprendido algo com António Vitorino - quando há anos um jornalista Marújo do Púbico inventou umas ilegalidades para entalar o então ministro da Defesa do Governo Guterres. Sucede que mesmo inocente, Penedos poderia ter colhido a lição ético-política de António Vitorino que é simples e se explica numa penada: a saída do Governo, assim como nas empresas, revela as vantagens de quem pede a demissão em relação a quem é demitido.

Na prática, enquanto que a cotação moral, ética e política de António Vitorino disparou no mercado público e privado da credibilidade e do prestígio, a cotação de Penedos desceu no carrossel desse mercado, ainda que, no final do processo, se apure que Penedos é um anjo com 7 asas.