quinta-feira

Secretários de Estado já estão escolhidos

O Governo já foi constituído, faltava saber quem ia desempenhar os papéis de secretários de Estado. Hoje foram anunciados os nomes e as equipas estão completas. Veja aqui composição dos Ministérios.
O primeiro-ministro, José Sócrates, trocou de secretário de Estado Adjunto, passando a pasta para as mãos de José Almeida Ribeiro.
Luís Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros, mantém dois secretários de Estado - João Gomes Cravinho e António Braga – e substitui Teresa Ribeiro por Pedro Lourtie, que era chefe de Gabinete do primeiro-ministro.
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, mantém o núcleo duro da sua equipa, substituindo apenas um membro. Emanuel dos Santos, Carlos Costa Pina e Gonçalo Castilho permanecem. E entra Sérgio Vasques, que substitui Carlos Lobo.
Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência, fez algumas alterações na sua pasta. Laurentino Dias mantém-se no Desporto e Maria Leitão Marques na Modernização Administrativa. E entram duas caras novas, depois de Jorge Lacão ter ficado com o Ministério dos Assuntos Parlamentares. José Junqueiro e Elza Pais entram nesta secretaria de Estado com as pastas de Administração Local e Igualdade, respectivamente. Sendo esta última uma pasta nova.
Augusto Santos Silva, ministro que trocou os Assuntos Parlamentares pela Defesa Nacional, terá como secretário de Estado Marcos Perestrello, candidato nas últimas autárquicas à Câmara de Oeiras.
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, decidiu remodelar o seu Ministério, contando agora com três caras novas. José Conde Rodrigues, como secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, ( e que estava na Justiça), Dalila Araújo, na secretaria de Estado da Administração Interna, e Vasco Franco, na Protecção Civil.
Alberto Martins, que trocou a liderança parlamentar pela pasta da Justiça, vai contar com João Correia e com José Magalhães, que estava na Administração Interna.
O novo ministro da Economia, Vieira da Silva, leva consigo um secretário de Estado com quem trabalhou no Ministério do Trabalho – Fernando Medina, e mantém Fernando Serrasqueiro, à frente da pasta da Defesa do Consumidor, e Bernardo Trindade, na área do Turismo. Carlos Zorrinho, que foi um dos responsáveis pelo Plano Tecnológico, assume a pasta da Energia e Inovação.
Na Agricultura, António Serrano, vai contar com dois secretários de Estado, cujas caras são novas neste Executivo. Rui Barreiro e Luís Vieira.
António Mendonça, que assume o Ministério das Obras Públicas, mantém Paulo Campos, mas substitui Ana Paula Vitorino por Carlos Correia da Fonseca.
A ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, terá como secretários de Estado Humberto Rosa, que já desempenhava funções no anterior Governo, e Fernanda Carmo.
Helena André, ministra do Trabalho e Segurança Social, mantém Pedro Marques e Idália Moniz. E acrescenta Valter Lemos, que estava na Educação, para substituir Fernando Medina que seguiu Vieira da Silva para o Ministério da Economia.
Ana Jorge, ministra da Saúde, vai continuar a contar com Manuel Pizarro, e passa a contar também com Óscar Gaspar.
A ministra da Educação, Isabel Alçada, terá duas caras novas no Ministério. Alexandre Silva e João da Mata.
Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, mantém a equipa, que conta com apenas um secretário de Estado – Manuel Heitor.
A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, vai contar com Elísio Summavielle, uma das caras novas desta lista.
Jorge Lacão, tal como aconteceu com o seu antecessor, Augusto Santos Silva, não tem qualquer secretário de Estado.
Obs: Deseje-se boa sorte aos novos secretários de Estado cuja missão é coadjuvarem os respectivos ministros, nunca os trair e, ao mesmo tempo, ampará-los na queda quando as coisas correm mal.