segunda-feira

Habituem-se!!! - um Governo com nervos d' aço... Xadrez

... Porque isto vai ser como uma partida de xadrez, referia António Vitorino no Notas Soltas d' hoje na RTP.
Foi uma previsão que encontrou fundamento nos factos, Sócrates, apesar de ter uma linha de comando dura revelou também ser um homem flexível, e essa condição traduzir-se-á na estabilidade governativa que pressupõe uma responsabilidade partilhada, chamando à pedra toda a oposição e não apenas o Governo - que tem a responsabilidade de conduzir os negócios do Estado.
Mas dessa estabilidade dependerão três condições: o comportamento do PR, que nos próximos tempos não terá nenhum interesse em armadilhar o terreno ao Governo, até porque Cavaco ensaiará em breve a sua recandidatura, podendo mesmo não ser reeleito, à luz do seu péssimo mandato, acrescentamos nós; da forma como o governo governar; e da qualidade e da expectativa de toda a oposição.
Cairá o governo antes do termo da legislatura?!
Se a crise for desencadeada pela oposição será esta a responsabilizada pela crise e isso terá uma factura eleitoral premiando o governo; se for o governo será o PM o penalizado.
Por outro lado, a flexibilidade política de Sócrates também está presente na escolha do próprio presidente do Grupo Parlamentar do PS na AR, na pessoa de Francisco Assis, um hábil negociador - característica necessária na actual configuração de forças na AR. Pureza e Aguiar Branco irão pelo BE e pelo PSD. Também pessoas com perfil conciliador - o que prenuncia um futuro repleto de diplomacia parlamentar, convertendo o Parlamento no centro nevrálgico do sistema político nacional.
Quanto à composição do futuro Governo será, na opinião de AV, um elenco com nervos d' aço, e compreende-se porquê. De resto, a anterior legislatura, o período eleitoral que se seguiu foi duma violência verbal sem precedentes em Portugal, e isso deve-se, por um lado, ao ressentimento de a oposição ter perdido todos os debates parlamentares para Sócrates, por outro, à inoperância política, técnica e cultural da oposição em criar um sistema de ideias e um projecto nacional alternativo ao PS. Estas duas impossibilidades frustraram e recalcaram o sistema nervoso da oposição, e a fuga desse recalcamento manifestou-se no teor da linguagem mais agressiva desde o 25 de Abril.
Uma nota final relativamente ao PSD, em que AV acaba por ser o estertor analítico do cavaquismo, essa relíquia do passado que só sabia governar a sua imagem mediante a entrada dos fundos comunitários da então CEE. Gostaria hoje de ver Cavaco a governar o País em crise financeira e num quadro económico e social recessivo. Já lhe teria dado um xelique...
Ante a necessidade da senhora idosa ir tratar do netinho e fazer o seu bacalhau espiritual, o PSD precisa de arrumar a casa, para tal carece de duas vias: fazer a revisão da identidade do partido mitigando a sua veia cristã e liberal - em que assentou o velho cavaquismo, já há muito morto e enterrado; e escolher a personalidade que se traduza no "cavalo vencedor" no espaço de tempo mais curto, para satisfazer a ânsia de poder desse eleitorado esfomeado que são as hostes deste PSD - de Ferreira leite e de António Preto - moribundo.
E aqui há duas escapatórias para a possível liderança: Rui Rio ou Marcelo Rebelo de Sousa (Pedro Passos Coelho afigura-se tão irrelevante que nem sequer é considerado). Aquele fica na CMP, Marcelo está a induzir os seus seguidores a fazer um conclave de notáveis que, perante o eleitorado, olham para aquilo como uma cooptação do líder, como sistematizou AV.
No fundo, há toda uma cultura snob no PSD que sempre desagradou milhões de portugueses. É essa a mesma cultura que Marcelo personifica, o "tio" da linha do Estoril, que espelha uma certa superioridade moral e intelectual relativamente aos outros, embora não o admita publicamente, só em privado. É a mesma cultura snob e estéril que faz com que as "tias e os tios" da linha da Costa do Sol se preocupem em criar a moda do cumprimento dando só um beijinho no trato social...
Mas este PSD está tão moribundo que carece mesmo de dois.
Habituem-se!!!
Xadrez

(Veremos se Sócrates não terá de fazer o número do desmaio para ganhar a partida e resgatar a "dentadura do Poder" concluindo com êxito a legislatura. É que governar é, em boa medida, representar, e representar é uma arte e uma techné proveniente do Teatro.)