segunda-feira

Clima: Gordon Brown apela a sucesso de Copenhaga para evitar uma catástrofe

Clima: Gordon Brown apela a sucesso de Copenhaga para evitar uma catástrofe
PÚBLICO
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, avisou hoje em Londres que o mundo está à beira de um futuro “catastrófico” e que a última oportunidade é o sucesso da cimeira climática das Nações Unidas em Copenhaga, em Dezembro.
Gordon Brown falava num encontro de ministros do Ambiente reunidos do Fórum das Grandes Economias. Os 17 países que fazem parte deste grupo – Austrália, Brasil, Canadá, China, União Europeia, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, Rússia, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos - são responsáveis por 80 por cento das emissões de gases com efeito de estufa (GEE).
Downing Street está preocupada com a lentidão das negociações, nomeadamente com o financiamento aos países em desenvolvimento, e lembra que “não existe um plano B”.
“Em todas as eras há apenas um ou dois momentos quando as nações se unem e chegam a acordos que fazem História porque mudam o curso da História. Copenhaga deve ser um desses momentos”, comentou Gordon Brown, citado pelo jornal “The Guardian”.
A cimeira de Copenhaga (de 7 a 18 de Dezembro) pretende encontrar um sucessor do Protocolo de Quioto sobre alterações climáticas, que expira em 2012.
“Apelo aos líderes meus colegas que trabalhemos juntos para que cheguemos a um acordo, reconhecendo as nossas responsabilidades comuns e diferenciadas e as dramáticas consequências do fracasso”, disse o primeiro-ministro britânico.
Gordon Brown salientou ainda no seu discurso que a ameaça não pende apenas nos países mais pobres. O Reino Unido, por exemplo, enfrenta inundações, secas e vagas de calor, como a de 2003 na Europa. “De acordo com as tendências actuais, um evento como esse poderá tornar-se habitual em Inglaterra dentro de poucas décadas”.
“Nunca devemos perder de vista a catástrofe que enfrentamos se as tendências se mantiverem”. No entanto, considera, “é possível um acordo em Copenhaga”, concluiu.
Esta foi a quinta vez que os membros do Fórum das Grandes Economias se reúnem desde a sua criação.
Obs: Esperemos que as preocupações de Gordon Brown sejam partilhadas e levadas à prática pela generalidade dos países em prol da sustentabilidade deste nosso planeta comum. Infelizmente, o papel do presidente da Comissão europeia, o sr. Barroso, tem sido tosco ou inexistente, além das meras declarações de intenções que faz lembrar aqueles romanticos que agora escolhem a Casa do Alentejo para beber Green Drinks e fingir que vão salvar o mundo da poluição que aí vem.
Gordon Brown tem sido uma mente criadora na busca de soluções para resolver problemas globais, que dizem respeito a todos nós, como a solução para a crise financeira global que há meses paralisou o sistema financeiro global e penalizou a economia mundial, agora insta os governos nacionais a fazerem algo pelo Ambiente para suceder ao Protocolo de Quioto e, assim, encontrar uma plataforma de acção estratégica visando a promoção global das nossas condições climáticas.