domingo

Projecções dão vitória ao PS, com maioria relativa

Cabisbaixa, sem voz, desanimada, cadavérica, salazarenga no estilo e timbre de voz, Manuela Ferreira leite representa um Portugal caduco, decadente, sem ideias e bota-abaixista. Foi o pior que irrompeu no PSD, e o resultado do Congresso de Guimarães está à vista: uma coisa fúnebre, embora fosse de esperar em função da sua prestação enquanto oposição. O partido laranja há muito que a deseja ver pelas costas, e nem já as autárquicas a safam, apesar das tretas de Marcelo que, de puxar tanto pela senhora, ainda a parte naqueles seus elogios fúnebres em que ninguém acredita. Nem Marcelo, que apenas teatraliza...
Vieira da Silva foi o escolhido para declarar a vitória do PS nestas eleições leigislativas. Não ter a maioria absoluta obriga o PS a suavizar-se e a sofisticar-se no diálogo político-partidário e institucional com os demais agrupamentos políticos. Ou seja, o PS sózinho poderá governar o País, e deve fazê-lo, mas com um outro tom e seguindo um método de governação diferente. Mais dialogante.
António Vitorino entende, e bem, que Cavaco deve indigitar o PM, José Sócrates para formar Governo. Por outro lado, AV também sublinhou um ponto interessante na RTP: Ferreira Leite conseguiu um miserável resultado, já que conseguiu a "proeza" de arrecadar ainda menos deputados do que Pedro santana lopes em 2005. Pobre Marcelo que alí faz o papel de defender o indefensável, ou seja, de sustentar a manutenção de Ferreira Leite à frente do PSD - porque na Europa os líderes da oposição que perderam também ficaram. Marcelo deve viver em Marte, porque tem picos de realismo seguido de análises estapafúrdias que o deviam envergonhar. É pena que o analista seja tão parcial quando avalia Leite, quando dele se exige seriedade e isenção.
____________________________________
Projecções dão vitória ao PS, com maioria relativa
O PS é o vencedor das eleições legislativas de 2009, conseguindo uma maioria relativa, segundo as projecções das estações de Televisão SIC, TVI e RTP. O Bloco de Esquerda afirma-se como terceira força política. A abstenção atingiu valores superiores a 2005.
O PS venceu as eleições legislativas de 2009, segundo as projecções das estações de televisão, num acto eleitoral em que a abstenção subiu face aos resultados das legislativas de 2005, com uma variação entre os 36,9 e 43 por cento.
Segundo as projecções da SIC/, o PS consegue entre 36,2 e 40,4 por cento dos votos seguido, à distância, pelo PSD, que terá conseguido entre 26,9 e 30,7 por cento dos votos. O Bloco de Esquerda fixa-se como a terceira força politica, na sondagem da SIC, conseguindo entre 9 e 11,2 por cento dos votos.
O CDS/PP surge como quarto partido mais votado, com uma pe4rcentagem dos votos entre 7,7 e 9,9 por cento. A CDU consegue entre 6,5 e 8,7 por cento dos votos.
A projecção da SIC aponta para uma abstenção entre 36,9 e 41,1 por cento.
As projecções da TVI apresentam valores muito semelhantes aos da SIC. O PS consegue entre 36 e 40 por cento dos votos seguindo do PSD, que consegue entre 26,3 e 30,3 por cento dos votos. O Bloco de Esquerda aoparece como terceira força politica, conseguindo entre 8,5 e11,5 por cento dos votos.
O CDS alcança 8,6 a 11,6 por cento dos votos e a CDU entre 6 e 9 por cento.
As projecções da RTP também dão a vitória ao PS, com 36 a 40 por cento dos votos, seguido à distância pelo PSD que consegue apenas 25 a 29 por cento dos votos.
O Bloco de Esquerda consegue entre 9 e 12 por cento dos votos, o CDS/PP 8,5 a 11,5 por cento dos votos e a CDU entre 7 e 10 por cento dos votos.
Legislativas 2009
Obs: Regressa Pedro Passos Coelho; solicite-se dois comentários: a António Preto e a Helena Lopes da Costa e, já agora, pergunte-se também a Cavaco Silva se vai elaborar doutrina sobre as alegadas fugas de segurança no Palácio Rosa ou se vai meter o "rabinho-entre-as-pernas e assobiar ao cochicho.." Com sorte ainda descobre um apito onde esperava identificar um microfone.