terça-feira

PSD é mais despesista que PS, diz estudo

PSD é mais despesistas que PS, diz estudo
O PSD é mais despesista do que o PS, segundo um estudo do professor Ricardo Reis. Os governos de Durão Barroso e de Pedro Santana Lopes foram os que mais contribuíram para o aumento da despesa do Estado.
Há nove anos Cavaco Silva referia-se às despesas do Estado como o «monstro incontrolável» que não pára de crescer.
Um estudo hoje publicado no jornal i da autoria de um professor da Universidade de Columbia tenta saber quem foram os mais gastadores.
O Estado português consome hoje mais do dobro do que consumia há 23 anos e pelas contas do professor Ricardo Reis foram os governos de Durão Barroso e de Santana Lopes os mais despesistas. Leiam os meus lábios não vou subir os impostos. A História demonstra que a promessa é sempre levada pelo vento. Este ensaio prova isso: sempre que sobe a despesa pública, o governo, qualquer um, compensa com aumento da carga fiscal.
O ensaio de Ricardo Reis, que o jornal i destaca na edição desta manhã, também desmistifica preconceitos.
Doutorado em Economia pela Universidade de Harvard, Ricardo Reis fez a média do consumo do Estado dos últimos 24 anos.
Durão Barroso e Santana Lopes foram os mais despesistas. Pode argumentar-se que assim foi devido aos compromissos de Guterres, mas o aumento acontece sobretudo no final de mandato com Bagão Félix na pasta das Finanças.
Ricardo Reis, professor em Macroeconomia na Universidade nova-iorquina de Columbia ressalva que não se devem tirar conclusões demasiado fortes, mas as médias dão pistas e dão que pensar.
Resumindo em frases soltas estando o PSD à direita devíamos esperar uma menor intervenção do Estado e uma menor despesa, o que surpreende nos números é que o contributo do PSD para o monstro da despesa pública é quase o dobro do do PS.
Na análise dos últimos governos, desde a maioria absoluta de Cavaco, se for colocado de lado o esforço para combater a crise no primeiro trimestre deste ano, são os ministros socialistas Campos e Cunha e Teixeira dos Santos os únicos a conseguir reduzir o tamanho do monstro.
António Pinto Rodrigues despesa Durão Barroso Economia PS PSD Santana Lopes
Obs: A moral da "estória" é que, segundo consta, o PSD é um partido mais estatista e despesista que o PS - que tem fama de assumir aquelas características ao nível das funções económicas e sociais do Estado. Durão e santana foram os mais gastadores e perdulários na gestão dos fundos públicos, com a agravante de que Durão prometeu a criação de um aeroporto e um TGV, infra-estruturas de apoio à modernização e desenvolvimento do país, e meteu ambos na gaveta porque não teve envergadura política para lançar e implementar esses projectos, revelando também que Durão sempre esteve mais preocupado com os seus interesses políticos pessoais e com a sua imagem externa/europeia do que com os verdadeiros interesses nacionais permanentes de Portugal.
O que também já não é novidade para ninguém. Portanto, este estudo só vem consubstanciar aquilo que é a opinião geral na sociedade.
Qualquer dia ainda veremos a srª Ferreira leite a assoar o pingo da gripe numa das ruas estreitas da Lapa com o John M. Keynes debaixo do braço e o Carlinhos Marx no outro.
Para quem apoia Santana em Lisboa depois de o ter vilipendiado cunhando-o de "má moeda" (na companhia de Cavaco silva) - já é lícito acreditar em tudo. E o mais curioso é que a srª Leite tem fama de ser séria quando, na prática, comporta-se como uma serpente do deserto zizegue-zagueando pela areia quente...