segunda-feira

Caritas in Veritate - a encíclica do papa Bento XVI. Evocação de Rómulo de Carvalho via Manuel Freire -

Caritas in Veritate é um nome profundo para emprestar alguma autenticidade às relações entre os homens, às relações dos homens com as instituições e, no limite, às relações dos homens com Deus - se é que alguém tem o seu n.º de Tm.
Serviu de guia às decisões tomadas pelos líderes do G8, que se reuniram em Itália, na cidade de de L' Aquila, em que se destacou a importância da ética, na prioridade na pessoa humana, na importância da palavra dada. Enfim, num conjunto de caracaterísticas que proclamamos mas que sistemáticamente violamos, e fazêmo-lo com tanta regularidade, facilidade e normalidade que tudo já se tornou aceitável neste mundinho de sonhos, utopias e doutras desgraças.
Mas a encíclica, além de constituir uma supresa, (o Papa gosta de surpresas e de surpreender!!), foi também um aviso importante aos líderes das 7 economias mais industrializadas do mundo (EUA, Canadá, Alemanha, França, Itália, Japão e RU) sem esquecer a Rússia, que todos se comrpometiam a uma dotação de 20 bilhões de USd para combater a fome no mundo. Para lá dos objectivos definidos para reduzir as emissões de gases causadores do chamado efeito estufa.
Portanto, temos assim um Papa Bento XVI que, não chegando aos calcanhares de João Paulo II, se empenha na luta contra a fome, numa reinvenção da ética, na tentativa de recontruir o novo mundo (mais limpo e mais sustentável), no combate às desigualdades sociais e ao drama do desemprego (ou da precariedade no trabalho).
Tudo riscos para a democracia e que se não forem atalhados se tornam num risco de civilização, de existência.
Nessa linha, nesse ideário, nesse programa político, religioso o Estado do Vaticano está de parabéns, pois mesmo que o Papa proclame todos esses valores e vista sapatos Prada e se rodeie numa sumptuosidade verdadeiramente contrastante com os valores que professa, o mundo acaba por receber um sinal dos desígnios de Deus na terra através dos seus vigários, e este papa não passa de mais um dos seus representantes de Deus na terra.
Um representante igual a tantos outros, pois também não tem o Tm de Deus e quando quer falar com Ele fá-lo precisamente através dos canais que eu própio utilizo quando sinto a mesma necessidade.
Por isso, parabéns ao papa.
_______________________________________
Agora falemos de coisas sérias:
Pedra filosofal -