segunda-feira

António Costa procura apoios à esquerda

António Costa procura apoios à esquerda
por JOÃO PEDRO HENRIQUES, DN
António Costa e José Sá Fernandes assinaram ontem o acordo que os colocará na mesma lista recandidata à gestão da capital. Foi também anunciado que o mandatário financeiro será alguém que desempenhou iguais funções na candidatura presidencial de Manuel Alegre. Apoio que se soma aos de Carlos do Carmo e José Saramago.
Com Lisboa em fundo e a presença tutelar do arquitecto Gonçalo Ribeiro Teles, António Costa e José Sá Fernandes anunciaram ontem, no miradouro da Graça, o acordo que os unirá na mesma lista candidata à Câmara Municipal de Lisboa. Um acordo há muito esperado e que segue aquele que os dois estabeleceram após as autárquicas de Julho de 2007, que levaram António Costa a presidente da câmara. Nessa altura José Sá Fernandes era vereador independente eleito à frente de uma lista do Bloco de Esquerda (ver caixa). Hoje António Costa apresentará a sua recandidatura a presidente, no jardim de São Pedro de Alcântara.
O acordo ontem apresentado será formalmente entre Costa e José Sá Fernandes, líder da Associação Cívica Lisboa É Muita Gente. A Associação tem o apoio, entre outros, de personalidades como Gonçalo Ribeiro Teles, o antigo vereador e fundador do PPM Luís Coimbra, o professor universitário Delgado Domingues, o cartonista Augusto Cid, o realizador José Fonseca e Costa e os actores Virgílio Castelo e Miguel Guilherme.
"Com este acordo, damos um novo impulso para que o trabalho continue no próximo mandato", sublinhou António Costa, adiantando que o objectivo é promover uma "maior qualidade ambiental e maior eficiência energética" à cidade. "Ao longo de dois anos, foi um prazer trabalhar com Sá Fernandes e a relação permitiu virar uma página na política ambiental em Lisboa", acrescentou. Sá Fernandes sublinhou, pelo seu lado, a componente ambiental do trabalho que desenvolveu na autarquia desde há dois anos. "Pretendemos continuar a defesa dos mesmos valores que nos guiaram nos últimos dois anos, com planos que estamos a executar para preparar o futuro". Nas questões ambientais, António Costa acrescentaria uma meta: "Queremos acabar com o escândalo dos cem mil esgotos que vão directamente para o Tejo sem qualquer tratamento.". "Espero que [o próximo mandato] corra tão bem como o anterior", sublinhou Sá Fernandes.
Pescar à esquerda
António Costa prossegue, entretanto, o seu esforço para "pescar" votos à esquerda. Ontem anunciou que o mandatário financeiro da sua candidatura será Pina Pereira, que foi mandatário financeiro de Manuel Alegre na candidatura presidencial de 2006.
Pina Pereira foi também gestor da Parque Expo e da RTP. O seu apoio à candidatura socialista soma-se ao do fadista (militante do PCP) Carlos do Carmo, que será o mandatário político da candidatura. Na sexta-feira, um outro destacadíssimo militante do PCP, o Nobel da Literatura José Saramago, declarou também o seu apoio, afirmando esperar "que seja presidente por muitos anos mais". O actor Raul Solnado será o mandatário sénior, como há dois anos.
Obs: Lisboa, de facto, tem belos jardins e belos miradouros, alguns dos quais já foram recuperados pelo actual Executivo - que, por certo, também não faria mal se obtivesse o apoio do prof. Carmona Rodrigues - uma vox responsável e autorizada, além de ter tido a coragem e a dignidade institucional de após ter sido edil da capital sentar-se na vereação na qualidade de vereador, o que só prestigia a política e a democracia em Portugal.