sexta-feira

Orey Antunes compra BPP por um euro. Uma boa notícia para os clientes do BPP

O Grupo liderado por Duarte d Orey vai entrar no capital da Privado Holding José Ventura
A Sociedade Comercial Orey Antunes informou hoje a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ter adquirido a totalidade do Banco Privado Português (BPP) e de duas empresas holding do Grupo Privado Português pelo preço simbólico de um euro.
"No seguimento do comunicado divulgado no dia 4 de Julho de 2009, a Sociedade Comercial Orey Antunes, S.A. (SCOA) vem informar que acordou hoje a aquisição, pela sua participada Orey Financial, Instituição Financeira de Crédito, S.A. (Orey Financial), da totalidade do capital do Banco Privado Português, S.A. (BPP) e de duas empresas Holding do Grupo Privado Holding (Gest Advisors, Ltd. e Pcapital, SGPS, S.A.), pelo preço total de um Euro", refere a nota enviada à CMVM.
O acordo alcançado encontra-se "sujeito à verificação de determinadas condições, em particular da autorização do Banco de Portugal", adverte o comunicado.
Tendo em atenção a actual situação financeira do BPP, a Orey Financial acordou que "seja de imediato submetido à aprovação das entidades públicas e privadas relevantes, por parte da administração do BPP, um plano de recapitalização para a recuperação e saneamento" daquela instituição bancária.
Simultaneamente, a Orey Financial apresentará um programa de reestruturação do produto "Retorno Absoluto - Investimento Indirecto com Garantia" do BPP que visa assegurar aos clientes que subscreveram este produto uma solução de recuperação a médio prazo do capital investido, refere a nota à CMVM.
A aquisição do BPP e das duas sociedades pela Orey Financial enquadra-se na estratégia já anunciada de "centrar a actividade do Grupo Orey na área financeira, desenvolvendo as actividades não financeiras através de um fundo de Private Equity, denominado Orey Capital Partners", conclui o comunicado.
Negócio precisa de parecer do Banco de Portugal
O porta-voz da Associação Privada de Clientes, Jaime Antunes, comenta que a compra do Banco Privado Português (BPP) "é uma boa notícia", mas está "dependente do parecer das entidades oficiais", como o do Banco de Portugal.
O porta-voz dos clientes reforça que "uma mudança accionista num banco precisa do parecer favorável, vinculativo e decisivo do Banco de Portugal", que "ainda não se pronunciou". Para Jaime Antunes, "sempre que há uma perspectiva de solução para o banco, é uma boa notícia".
"A solução do Governo foi abandonar o banco e os clientes. Esta solução [compra do banco] em comparação com o que existe é boa, mas não é uma solução perfeita, porque perfeita era receber o dinheiro que lá está e está congelado há oito meses", refere.
Entretanto, o representante dos clientes do BPP Durval Padrão diz ter esperança de que a situação dos depositantes "evolua no bom sentido" após a aquisição do banco anunciada pela Sociedade Comercial Orey Antunes.
Obs: Pergunte-se a João Rendeiro o que acha deste negócio e se vai publicar outro livro com um título semelhante quando foi um dos players que mais contribuíu para esta fraude e abuso de confiança na relação do banco com os clientes.