quarta-feira

Nova gripe é mistura de humana, aviária e suína, diz FAO

Cantor mexicano com máscara por causa da gripe suína. Epa
in TSF
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) assegurou, esta terça-feira, que as autoridades sanitárias mundiais estavam há cinco anos à espera de um surto de gripe das aves e finalmente chegou uma mistura de gripe humana, suína e aviária. A FAO decidiu ainda enviar especialistas em saúde animal para o México.
Em entrevista à agência espanhola EFE, o veterinário chefe da FA0 disse que se trata de um «vírus novo», com material genético do vírus da gripe humana, suína e aviária, pelo que os especialistas estão «no terreno» a estudar o vírus para obter mais informação sobre o potencial do surto.
«Trata-se de um tipo de vírus que tem uma grande capacidade para mudar», adiantou Joseph Domenech, acrescentando que, para já, não há respostas sobre o potencial alcance do vírus.
«O núcleo do problema está no México. É certo que nos últimos dias, parecia que avançava rápido, mas hoje parece que se deteve», comentou.
A FAO anunciou que esta semana irá enviar ao México um grupo de especialistas em saúde animal para ajudar o Governo mexicano a «avaliar a situação epidemiológica no sector da produção suína», disse.
Apesar das garantias de que comer carne de porco não representa qualquer risco, a FAO decidiu enviar, ainda esta semana, especialistas em saúde animal para o México, com vista a avaliar a situação no sector da produção suína.
Entretanto, na Cidade do México, as autoridades locais anunciaram, esta terça-feira, o encerramento de restaurantes, bares, cafés e discotecas, sendo que também a Federação Mexicana de Futebol impôs que todos os jogos passem a acontecer à porta fechada.
animais gripe gripe das aves gripe suína México OMS ONU porco Portugal Saúde
Obs: De tempos a tempos estas pandemias ou são maldades da natureza para fazer avançar os progressos da ciência e medicina ou servem para testar a solidariedade global através do denominador comum assente no medo. Seja como for, esta pandemia num País pequeno como Portugal seria uma catástrofe.
Começo a crer que se trata da vingança dos suínos no jogo da globalização dos porcos contra humanos: a uns matam-nos para o homem os comer; os outros que sobrevivem à matança não hesitam em exercer a sua vendetta sobre os carrascos. Chego até a pensar que os porcos (e porcas, porque aqui não há machismos) são animais racionais, como os seres humanos. Que também matam sabendo que estão matando.
O melhor mesmo é comer carne de avestruz, ainda que correndo o sério risco de ficarmos miseravelmente estúpidos e depenados, pois trata-se duma carne cara.
Para evitar "suinizar-me", ou aderir à estupidez da avestruz já embarquei na soja. Resta agora saber que mal ela tem...
Aguardemos pela pandora da soja.