quarta-feira

Cabine telefónica - um Thriller do caraças - por Joel Schumacher -

Cabine Telefónica
Realizador: Joel Schumacher Intérpretes: Colin Farrell, Kiefer Sutherland, Forest Whitaker, Radha Mitchell, Katie Holmes EUA, 2002 Apoiado num argumento engenhoso (por Larry Cohen), a narrativa dramática, de quase 90 min. - narra a história de um tipo metido numa cabine telefónica - que fica sob ameaça de um atirador furtivo. Tudo começa com a arrogância, com a falta de respeito pelo outro que, em inúmeros casos, pode ter custos pessoais e sociais enormes.

Vale, pois, a pena ver este "suspense" em que os mais argutos conseguem perceber a dinâmica da intriga que torna refém o publicitário arrogante e mentiroso - que utilizava esse métodos para atingir o sucesso.

É uma história que nos pode "bater à porta", por isso devemos estar atentos e tratar o "outro" sempre como um príncipe. Não tanto por causa do medo de retaliações futuras, mas porque essa é (ou devia ser) a nobreza da condição humana - cuja natureza não devia deixar espaço para a arrogância que tantas e tantas vezes conduz à violência - directa ou indirecta - entre os homens. Como diria João Paulo II, a violência começa sempre no coração dos homens.
Tudo em nome da verdade, embora o método justicialista para a atingir seja questionável. Mas não se fica indiferente a isto. Para a vida.