quarta-feira

Comemorar os 35 anos do 25 de Abril...

Iniciativa Portugal é de Todos
É sabido que o grupo de comunicação social propriedade de Francisco Pinto Balsemão pretende "rifar" a melhor ideia passível de tematizar a comemoração dos 35 anos do 25 de Abril, a nossa Revolução dos Cravos que abriu portas à Liberdade e à Democracia em Portugal. Como a iniciativa é de todos, todos poderão dar o seu contributo para, de forma original, se comemorar esse simbólico dia em prol de um Portugal mais solidário e positivo.
Poderá deixar aqui e aqui as ideias.
Mas como em tudo na vida, há sempre uns desmancha-prazeres apostados em celebrar, precisamente no dia 25 de Abril, mais um aniversário do nascimento do doutor Oliveira Salazar assinalado a 28 de Abril. É um contrasenso, mas há quem o faça. Se calhar, Salazar era mesmo um "grande democrata", e alguns milhões de portugueses estão equívocados...
Esperemos, doravante, que não não apareçam pessoas apostadas em valorizar o 25 de Abril agarrando-se à ideia da construção de um sistema de túneis em Lisboa que vá do Areeiro à Lapa com escala na Kapital, na 24 de Julho - justificando, assim, que se valoriza a democracia e o diálogo subterrâneo entre os portugueses.
Os dados estão lançados, agora venham as ideias...
A "minha" ideia é simples, e é tributário de uma ideia anterior do filósofo Agostinho da Silva, que consistia em oferecer aos jovens do nosso País os livros de Luís Vaz de Camões, de Fernando Pessoa, de Eça e do Pre. António Vieira, os quatro grandes, à porta das discotecas da capital.
Sair da discoteca às 5 da manhã e ler um poema de Pessoa, em vez de fumar um charro...

Seria uma aposta singular na educação através dum convite algo subversor à leitura dos jovens que hoje têm uma fraca massa crítica, escassa capacidade analítica, em parte resultado de baixos índices de leitura que esta simbólica iniciativa poderia ajudar a contrariar.

Talvez a autarquia de Lisboa possa pensar no assunto e valorizar a ideia que, matricialmente, foi, sublinho, veiculada pelo citado pensador Agostinho da Silva.