terça-feira

Marlo Brando sobre James Dean. Clannad - In A Lifetime. Deep Forest

Ele era ele. Eu era eu. Nunca o considerei nem como um concorrente nem como um igual. Nunca há concorrentes nesse nosso trabalho; há actores maiores e actores menores (nunca iguais). Foi ridículo quererem nos opôr; isso só pode ter partido de pessoas invejosas, fracassadas ou desocupadas. Se James Dean surgiu como alguém importante foi porque ele era importante. Importante para o cinema americano.

Mais do que a citação de Marlo Brando sobre Dean, é o fio de raciocínio que ele utiliza para reconhecer a qualidade de James Dean que aqui ressalta. Seria bom que conseguíssemos aplicar esta grelha à vida em geral, mas infelizmente os portugueses, alguns deles, ainda padecem de um provincianismo atroz que deve só ter um destino: o caixote do lixo. Explicito, agora a srª Maria Filomena Mónica, conhecida ensaísta da nossa praça, quer provar aos portugueses que o poeta Cesário Verde é um poeta maior quando comparado com Fernando Pessoa.

Qual a utilidade desta comparabilidade senão a auto-promoção pacóvia... Isto evoca-me outra guerrinha que consistia em saber quem era melhor:

Camilo ou Eça. De facto, este tipo de enunciados é tão ridículo quanto estúpido, e só nos permite concluir uma coisa: os visados não têm nada que ver com essas mestelas, e os novos promotores dessas falsas questões ou querelas culturalóides também não deveriam parasitar o legado que tais autores deixaram em troca duns minutos de famaseca.

Pior do que uma elite arrogante só uma elite estupidamente arrogante. Espero que os poetas Cesário e Pessoa desculpem as heresias que anos depois uns cromos da nossa inteligentzia literária para aí andam a vender.

Tais pessoas já há muito deveriam ter aprendido algo com Marlo Brando...

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Clannad - In A Lifetime (Live 1998)

Bono presents Clannad withe Lifetime Award

Deep Forest - Sweet Lullaby