segunda-feira

Francisco Pinto Balsemão recebe aqui o Prémio Resiliência. Frank Sinatra - My Way

Francisco Pinto Balsemão tem a sua vida ligada aos jornais e ao jornalismo. É, portanto, um jornalista de sucesso, aliado a isso é também um dos grandes empresários do sector em Portugal. Já foi PM, mas é a sua dimensão de empresário da Comunicação que avulta, e não a de ex-PM. Também ensina (ou ensinou) Comunicação na faculdade, e jamais poderia professar uma coisa e depois seguir outra. Seria incoerente. Tem sabido, ao longo da história da democracia em Portugal, resistir bem às mais variadas pressões para premiar A, B ou C e punir C, D ou E. E como tem sabido ser empresário de referência em Portugal, poupando-se a misturar as suas várias dimensões de homem público nas empresas que administra e é proprietário, recebe aqui o Prémio de resiliência.

Precisamente, pela sua capacidade de superar os obstáculos, alguns sensíveis porque envolvem vulnerabilidades do seu própio partido (o PSD), pelo stresse e domínio das tensões e pulsões que convergem para o sistema político que integra, naturalmente, os media onde tem posição dominante no mercado.

Porque Balsemão tem (também) conseguido aplacar e gerir com mestria todos esses interesses (e emoções) contrapostos - que envolvem dinheiro, poder, influência, autoridade, caprichos, orgulhos feridos e egos do tamanho do mundo (além dos sete pecados capitais que toldam o homem e a condição humana) - recebe aqui o Prémio Resiliência.

Além de merecido é também a prova provada de que com ele, até para não desprestigiar os meios de comunicação de que é dono, desautorizar publicamente os seus colaboradores e não perder quota de mercado, as pressões do sistema político pouco ou nada funcionam. Apenas resvalam e denunciam fraqueza e vulnerabilidade por parte daqueles que gostariam que Portugal fosse (ainda) gerido como o Portugal dos Pequeninos, para evocar essa bela cidade que é Coimbra.

Teremos todos de voltar a (re)ler Alexandre O'Neill - só para perceber que o respeitinho é muito bonito - denunciado pelo poeta, já não cola...

Portugal hoje é [já] uma democracia madura, com excepção na Madeira. Onde ainda, por maldade e má-educação, tratam Belém por "sr. Silva".

Pergunto-me quando é que o PR trata da questão do Estatuto da Madeira...

Frank Sinatra - My Way - 1974 New York