sábado

Ferreira Leite dá "outra oportunidade ao Governo".. Anedota do dia

A imagem é nossa, mas poderei cedê-la aos arquivos da RTP.
in RTP
PSD: Ferreira Leite dá "outra oportunidade ao Governo" para adoptar propostas e combate à crise. Manuela Ferreira Leite, reiterou hoje propostas do partido de combate à crise apresentadas em Outubro, dizendo querer dar "outra oportunidade" ao Governo para as aceitar.
Em conferência de imprensa, a líder social-democrata, ladeada pelo vice-presidente do partido António Borges, e pelo vice-presidente da bancada Hugo Velosa, apresentou as propostas de alteração do partido ao orçamento suplementar, discutido quarta-feira no Parlamento, que retomam iniciativas do PSD que foram anunciadas e reprovadas na discussão do Orçamento de Estado.(...)
Obs: Ferreira leite, para sustentar a valia das suas propostas, referiu que se o Governo prosseguir com a sua política económica (leia-se, de investimentos públicos) vai beneficiar umas empresas em detrimento de outras. De facto, uma economista - com aquela simplicidade - afirmar isto até é uma heresia, pois a história do Desenvolvimento - apesar de se querer simétrico e homogéneo, acaba sempre por gerar inevitáveis injustiças regionais e até entre as pessoas. De resto, é esse precisamente o preço do desenvolvimento.
Dou aqui um exemplo comezinho, bem à altura para a srª Ferreira perceber: a construção duma auto-estrada vai tirar o trânsito que habitualmente passa por estradas ou vias internas, que atravessam povoações, muitas das quais têm estabelecimentos comerciais, por exe., restaurantes.
Mas o facto de a dita auto-estrada se construir - tem como consequência tirar o trânsito local e permitir que ele passe a fazer-se pela tal auto-estrada.
Resultado: os restaurantes locais fecham e os desemprego aumenta. Vistas as coisas pela lente pequena da srª Ferreira, que é a que ela tem, não se construiriam mais vias em Portugal, nem que fosse só para manter os empregos naqueles restaurantes situados naquelas povoações do interior. Mas aquelas grande vias, por outro lado, acabam por beneficiar um maior número de pessoas, contribuindo mais decisivamente para o desenvolvimento do país.
Então, entre uma coisa e outra, entre a pequena política de Leite e a grande política de desenvolvimento infra-estrutural do País, deve arredar-se as posições de Ferreira leite e apoiar e promover aquelas que defendem o bom investimento público. Por ser esse aquele que mais e melhor promove o interesse geral beneficiando, desse modo, um maior número de pessoas, empresas e organizações.
Ferreira leite continua errada.