sexta-feira

Marinho Pinto ainda vai a Ministro da Justiça. Em 3 semanas reformaria tudo...

Enquanto via ontem Marinho Pinto lamentar-se, e com razão, da fragilidade em que por vezes as democracias entram, lembrei-me que, doravante, mais esta definição de democracia poderia integrar o léxico existente do conceito: democracia é antes demais um regime de fé.
A 2ª consideração que me assaltou o espírito enquanto ouvia o actual bastonário da OA - foi supôr que belo Ministro da Justiça (o existente é o que se sabe..) Marinho daria num Governo de 2ª maioria absoluta liderado por Sócrates.
Provavelmente, é até o que irá acontecer, doravante com uma ajudinha do Freeport. Nem que seja por três meses, perdão, 3 semanas. Mas, pelo menos, Marinho, o PM e muitos portugueses - fariam o gosto ao dedo por verem os majistrados em sentido, e não porem o País em sentido para que eles fiquem com as mordomias que perderam na sequência de algumas reformas.
E se calhar um dia ainda teremos todos de pensar e fazer a verdadeira contabilidade do Freeport, quando a poeira assentar, se o epicentro de toda esta mise en scéne não partiu daí... Dessa corporação que em vez de estar ao serviço do País e do bem comum que falava Aristóteles, está antes ao serviço do bem privado que a aquela corporação pesada representa. Tem até um sindicalista vitalício para as questões de honra. O santana Lopes também tinha um assessor na CML para os portos de honra. Adiante.
Eu votaria no Marinho a ministro da Justiça. Em 3 semanas reformaria tudo. Até a própria Reforma.
Aliás, Calvino e Lutero quando reformaram a religião na Europa - já deviam ter Marinho Pinto em mente, só que não sabiam.
O que prova haver verdades que só séculos mais tarde descobrimos. A ser assim, Pinto é um profeta.