quinta-feira

Sócrates volta a repudiar «noticias difamatórias»

«Quero repudiar, mais uma vez e com indignação, as noticias difamatórias que a meu respeito têm sido divulgadas e alimentadas na comunicação social a propósito do licenciamento do projecto Freeport», começou por dizer José Sócrates, numa comunicação ao país, em São Bento.
José Sócrates defendeu-se com o comunicado da Procuradoria-geral da República (PGR) divulgado esta quinta-feira, que considera que a carta rogatória inglesa, recebida a 19 de Janeiro, a propósito do caso Freeport não contém «nenhum facto juridicamente relevante».
Lembrando que a PGR é a «única autoridade competente» para prestar esclarecimentos sobre o caso Freeport, Sócrates disse que o comunicado mostra que a verdade do processo em causa «não corresponde ao que tem sido noticiado».
Na opinião do Chefe do Governo, as noticias que apontam para o seu envolvimento no caso Freeport resultam de «fugas de informação» e de «informações caluniosas», lembrando que passou pelo mesmo na campanha eleitoral de 2005.
José Sócrates reafirmou a sua «total confiança» em que a autorização ambiental do projecto Freeport obedeceu ao «cumprimento rigoroso de todas as normas», não tendo sido emitida com qualquer espécie de favorecimento.
«Não é desta forma que me vencem»
«Já não é a primeira vez que enfrento uma campanha negra com as técnicas habituais da deturpação e da insídia», sublinhou, acrescentando que não é dessa forma que o vão vencer, numa alusão às eleições legislativas deste ano.
José Sócrates frisou que «a calúnia, a difamação a insídia não vencem em democracia».
No final da sua comunicação e em resposta às perguntas dos jornalistas, o Chefe do Governo adiantou ainda que não falou com o Presidente da República, Cavaco Silva, sobre o caso Freeport e sublinhou que não se coloca «na posição de suspeito».
O primeiro-ministro reagia assim às noticias publicadas pelas revistas Visão e Sábado que colocavam José Sócrates sob suspeita das autoridades britânicas no caso Freeport.
Relacionados
PS rejeita necessidade de apresentar moção de confiança ao Governo
Há 24 mins
Magistrado diz que diligências passam por análise a operações bancárias
Hoje às 18:30
PGR considera que carta rogatória inglesa não tem factos «juridicamente relevantes»
Hoje às 13:50