sexta-feira

Portugal Fashion Tour

Portugal Fashion Tour, in CML
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e o presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários - ANJE, Armindo Monteiro, participaram num encontro, no dia 1 de Outubro, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho, onde destacaram a importância da edição deste ano do Portugal Fashion Tour, em Lisboa.
Armindo Monteiro revelou a sua satisfação por, "no seu percurso nómada, o Portugal Fashion estar finalmente em Lisboa", uma vez que o evento, ao decorrer nesta cidade, enquanto capital do país, proporciona e promove um "gesto de afirmação da moda portuguesa".
Salientando que o Portugal Fashion trará a Lisboa "criadores que desfilam nas passarelas mais exigentes, como as de Paris, São Paulo ou Barcelona", o responsável da ANJE, entidade promotora do evento, prometeu mostrar "o que de melhor se produz na moda em Portugal" e continuar a trabalhar para que este sector veja o seu trabalho reconhecido. "Temos criadores mas faltam os empreendedores no mundo da moda portuguesa", referiu Armindo Monteiro, constatando que "não basta exibir na passarela, é preciso chegar ao consumidor". Assim, aproveitou a ocasião desta presença em Lisboa para apelar ao edil lisboeta ajuda na instalação na capital de "um showroom que permita à moda portuguesa subir no nível de responsabilidade e na cadeia de valor e afirmar a moda e o design como factores competitivos na economia nacional".
António Costa respondeu à pretensão do responsável associativo dos jovens empresários reafirmando a sua vontade de converter Lisboa na "montra do país". "Vivemos num mundo globalizado, que não tem Norte nem Sul, e Lisboa tem orgulho em ser o rosto do que de melhor se faz em Portugal", concretizou o autarca, dando como exemplos a colaboração do Município de Lisboa com outros do país para a promoção de vinhos, castanhas e queijos e a "recuperação de eventos associados à criatividade", como o acordo para o regresso ao concelho da Moda Lisboa e a reactivação do apoio à Bienal ExperimentaDesign, agora mais valorizada e visível pelo facto de alternar com a sua realização também em Amesterdão.
Quanto à existência concreta de um "showroom" da moda portuguesa em Lisboa, António Costa referiu que esse projecto "vai ao encontro do que queremos instalar na Baixa - o melhor local de comércio do país - dando visibilidade ao que de melhor se faz nas áreas tecnológica, económica e cultural, como na moda e no design, e contribuindo para acabar com o preconceito contra o made in Portugal". O autarca concluiu expressando o desejo de que esta edição do evento seja "o primeiro de muitos Portugal Fashion em Lisboa".