quarta-feira

UMA TRAGÉDIA: acidente de avião em Madrid mata para cima de 100 pessoas...

Acidente de avião mata 45 pessoas em Madri, mas já se fala de 150 mortos
Há 3 horas
MADRI (AFP) — A delegação do governo espanhol confirmou um balanço de 45 mortos no acidente com um avião da companhia Spainair nesta quarta-feira no aeroporto de Madri-Barajas, mas informações desencontradas da imprensam mencionam a morte de 150 pessoas.
Devido às versões contraditórias, não foi possível de imediato estabelecer um saldo de mortos mais preciso.
O porta-voz da companhia gestora do aeroporto, Aena, não pôde precisar as cifras surgidas na imprensa, mas informou que a Spanair já se colocou à disposição das famílias dos passageiros e tripulantes para maiores esclarecimentos.
O avião, um aparelho do tipo MD-90 com capacidade para 173 passageiros, decolou do terminal 4 de Barajas e, minutos depois, teve de realizar um pouso de emergência, quando saiu da pista e se incendiou.
O avião já havia apresentado uma avaria antes de decolar e, por isso, foi submetido a um verificação técnica, o que chegou a atrasar o vôo em mais de uma hora.
O aparelho, que operava o vôo 5022 em código compartilhado com a companhia alemã Lufthansa, se dirigia para Las Palmas, na Grande Canária (ilhas Canárias) com 164 passageiros e nove membros da tripulação.
Os bombeiros do aeroporto enviaram 11 veículos ao local do acidente, enquanto que a Cruz Vermelha despachou 22 ambulâncias e uma equipe de apoio psicológica.
As imagens das TVs mostravam enormes colunas de fumaça envolvendo o avião.
O aeroporto, que se encontrava semivazio apesar do período de férias, permaneceu fechado por mais de uma hora e voltou a operar em seguida.
Uma capela ardente será instalada para que os familiares se confortem enquanto esperam mais notícias.
A Spanair, que pertence ao grupo sueco SAS, apresentou recentemente um plano para suprimir 954 postos de trabalho, de um total de 4.000 empregados.
Depois de regitrar perdas de 41 milhões de euros no primeiro trimestre, a companhia anunciará nesta quinta-feira seus resultados do segundo, que são afetados pela alta do preço do petróleo e pela diminuição dos clientes pelo excesso de companhias que oepram na Espanha.
Trata-se do maior acidente ocorrido em Barajas desde 1983, quando 181 pessoas morreram na queda perto do aeroporto de um aparelho da companhia áerea colombiana Avianca no momento do pouso.
Na Espanha, a maior tragédia aérea ocorreu em 1977, quando dois aviões do tipo Boeing 747 colidiram no aeroporto de Los Rodeos, norte da ilha de Tenerife (ilhas Canárias) e morreram 583 pessoas. Esse foi, além disso, o maior acidente aéreo da história da aviação.
Obs: Como é que isto é possível?! Hoje um acidente de avião, com os instrumentos de detecção e de resolução de avarias disponíveis pela alta tecnologia, é cada vez mais difícil de ocorrer. Mas neste caso ocorreu, com o terrível custo em vidas humanas ... ainda por apurar, mas que se presume ultrapasse uma centena.

A confirmar-se uma deficiente manutenção do aparelho esperemos que rolem cabeças naquela empresa, cuja Administração, por regra, procura não garantir a manutenção exigida para poupar no budget da empresa, e depois quando se poupa na manutenção são os custos humanos que todos conhecemos.
Como diria um amigo que também andou pelos ares: nos céus não há oficinas, nem valetas... e quando se bate também não é a 80 nem a 120klm
É essa ausência de oficinas e de valetas que hoje se transformam em óbitos a superlutar os cemitérios.
Uma tragédia. Que por vezes decorre de desentendimentos entre os pilotos e a torre de controlo, agravadas pelo nevoeiro. Eis o acidente de 1977 em Espanha que vitimou 583 pessoas - comparado com o que ocorreu hoje.
FS2004 tenerife 1977 disaster
Tenerife Airplane Crash in March 1977 (SAMP)