segunda-feira

Hermínio Loureiro ao lado de Pedro Passos Coelho. O PSD divide apoios...

Com a corrida à liderança do PSD a aquecer, os apoios aos candidatos começam a posicionar-se. Morais Sarmento afirmou este domingo, em entrevista à Rádio Renascença e ao jornal Público, que está ao lado de Manuela Ferreira Leite. Já Hermínio Loureiro explicou ao Diário de Notícias e à TSF que apoia Pedro Passos Coelho para as eleições directas do próximo dia 31.
O ex-vice-presidente do PSD e ministro dos governos de Barroso e Santana Lopes considera que Ferreira Leite, colega de Executivo, é a melhor candidata à liderança do PSD. «Se Manuela Ferreira Leite não conseguir reunir o partido e relançá-lo, ninguém conseguirá».
Já Santana Lopes merece as críticas de Morais Sarmento por ter avançado. «Eu acho que é um erro. Já deu muito ao partido e muito lutou por ele, por vezes em funções de representação com resultados positivos. Mas é importante na vida perceber que não temos de estar sempre».
Morais Sarmento não tem dúvidas do momento difícil que o partido atravessa: «Nestas directas está em causa a sobrevivência do PSD»e não é altura para «aventuras ou experiências».
Passos Coelho «pode encarar o futuro sem ter de justificar o passado»
Já Hermínio Loureiro, também ele ex-colega de Governo de Manuela Ferreira, e agora presidente da Liga de Clubes, disse este domingo à TSF que o candidato Pedro Passos Coelho é o único que «pode encarar o futuro sem ter de justificar o passado».
O também deputado do PSD justifica a frase com a «constante argumentação do primeiro-ministro relativamente ao PSD: quando está mais apertado fala do passado. Com Passos Coelho à frente do partido, José Sócrates só pode falar do presente e do futuro».
A escolha de Hermínio Loureira obrigaria ainda o primeiro-ministro a «voltar a ter os pés na terra» e poria o PSD a apresentar um «projecto alternativo e credível aos olhos dos portugueses».
Agostinho Branquinho também ao lado do ex-líder da JSD
O deputado e ex-presidente da distrital do Porto anunciou, este domingo, o seu apoio à candidatura de Passos Coelho. Em carta aberta enviada ao candidato, e conhecida pelas redacções, o deputado escreveu que Passos Coelho é «portador de uma mensagem de esperança tão necessária para a galvanização do PSD na conquista da confiança dos portugueses, no próximo ciclo eleitoral».
in Portugal Diário:
» PSD paga multa do caso Somague em prestações » «O líder [Menezes] queria demitir-se e aproveitou a entrevista» » Passos Coelho: candidatura «é para ganhar» » PSD: Ferreira Leite à frente