domingo

Uma imagem triste, trágica de um País em fuga de si próprio em direcção à caverna. Logo no Dia da Mulher...

Esta é, como se vê, uma imagem tão triste quanto trágica e remete para as desvantagens de ser girafa. O resultado está à vista... Mas apesar dela "não ter (aparentemente) nenhuma relação" com o que descreverei a seguir, não hesitei em postá-la aqui. Até porque gosto imenso de girafas, e adoro vê-las beber água, o que as obriga a fazer (quase) a espargata - tornando-se presas fáceis quer para crocodilos, que para os gatos grandes que respondem pelo nome de leões e outros felinos de grande porte.
Sucede que houve uma grande manif. de profs em Lisboa, muitos deles começam as frases com "portanto" (uma conclusiva), devem ser os mesmos que resistem à avaliação e detestam o sexyapeal da ministra da Educação, que ao lado de Linda Evangelista fica a perder, naturalmente!!
Mas o que mais me sensibilizou nessa manif., que nunca vi fazer pelo termo do trabalho infantil, pela eliminação da pobreza em Portugal, pela Sida, pelo apoio aos deficientes, etc..., foi o testemunho de uma professora, já de meia idade, referindo esta pérola:
"sou professora e farto-me de levar porrada dos alunos, isto assim não pode ser!!!!
Confesso que "ri e chorei" - ao mesmo tempo, embora não deixa de ser dramático essa realidade, mormente a Norte - onde o clima é mais agreste e pode, eventualmente, condicionar (mais) alguns comportamentos censuráveis.
Um dia ainda veremos uma manif. de profs., devidamente enquadrada pelo sr. Mário nogueira, contra a violência nas escolas dirigida, essencialmente, contra os professores e os seus bens.
Já não sei quem é a girafa ou a avioneta no meio de todo este acidente, o que sei é que hoje me envergonhei de ser português. Por momentos, lembrei-me, não do Jardim Zoológico de Sete Rios nem do Parque Nacional da Gorongosa, mas dos retornados a afluirem a Portugal que nem tordos e do Jamor...
Obs: Sem querer ser justiceiro, miserável ou até injusto contra os professores do Secundário devo aqui confessar uma coisinha: dos que conheço, e conheço alguns, não guardo boa impressão da sua preparação intelectual, técnica, científica e pedagógica. Coisa que se afere após uns minutos de conversa. É que há sempre muitos "portantos" logo no take-of das conversas. E há mais um outro conjunto de pequenos (gandes) defeitos que são terríveis. Denunciam-nos...

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Como foi o Dia a Mulher, e nós, os homens - devemos estimá-las, sobretudo porque nos deram a vida e são Seres admiráveis, segue um video a preceito para evocar essa condição de género que muita falta faz entre nós, homens, que ainda gostam das Mulheres e as sabem estimar - não como uma caneta Parker em fim de ciclo, mas como verdadeiros Seres humanos... Se são elas que nos amam, são também elas que nos traem, e o mesmo se passa entre amigos/as. E o mais grave é que elas, porventura, dirão exactamente o mesmo dos homens, o que nos deixa pouco espaço para discordar de que hoje o Dia da Mulher poderia fundir-se também no Dia do Homem.

Percy Sledge - When A Man Loves A Woman