sexta-feira

Partida do historiador Joel Serrão -

Morreu o historiador Joel Serrão
O historiador Joel Serrão, 88 anos, faleceu quarta-feira à noite em Santana (arredores de Sesimbra), disse hoje à Lusa fonte do departamento de História da Universidade Nova de Lisboa.
Joel Serrão, autor de dezenas de títulos de história, nomeadamente o «Dicionário de História de Portugal», faleceu vítima de doença prolongada, disse a mesma fonte.
O corpo do historiador vai hoje para a Igreja de Santo Condestável, em Lisboa, e o funeral sairá sexta-feira às 10:00 para o Cemitério dos Olivais, onde será cremado, disse a mesma fonte.
Historiador e ensaísta com vasta obra editada, Joel Serrão nasceu no Funchal, licenciou-se em Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
De 1948 a 1972, Joel Serrão exerceu o magistério liceal em Viseu, no Funchal, em Setúbal e Lisboa. Exerceu funções docentes na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Obs: Joel Serrão, além duma enorme capacidade de descoberta, procurou ver a história sem lentes ideológicas, coisa nem sempre conseguida pelos investigadores e historiadores. Fez a ponte entre a história e a poesia, estudando os trabalhos de Fernando Pessoa, António Nobre, Cesário Verde. Talvez o trabalho mais conhecido da comunidade estudantil, editado em 1946, sob a designação - O carácter Social da Revolução de 1383.
Que descanse em paz, e na parte que me toca, agradeço aqui o que aprendi com os seus livros.