quarta-feira

Portugal virou um imenso Zoo, um mega-Entroncamento...

Azambuja: GNR vai abrir inquérito à fuga dos tigres
A GNR vai abrir um inquérito à fuga de dois tigres de uma carruagem do circo Chen hoje de manhã na Azambuja, disse à Lusa o responsável do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).
«Obviamente a GNR vai levantar um auto e fazer um inquérito para averiguar como é que os animais conseguiram fugir», referiu. A mesma fonte adiantou que já foi pedido apoio ao Instituto de Conservação da Natureza (ICN) para sedar o animal, que se encontra «muito agitado», devido à presença de helicópteros de várias televisões, a quem já foi pedido para evitarem a zona. O comandante da GNR local, Pedro Ramos, acrescentou, entretanto, que o animal está ferido. [...] Diário Digital / Lusa 30-01-2008 9:35:00
Obs: Confesso que é este tipo de notícias que me dá alegria de viver e alento ao espírito, porque comporta perigo, adrelalina, emoção e, claro, logo à noite lá teremos mais umas notícias africanas sobre este imenso Zoo em que Portugal se transformou. Sempre é preferível isto do que ver os deputados da nação ofenderem-se no hemiciclo, mas com toda esta "(in)segurança", até no transporte de animais especiais e adestrados (que também gostam de comer homens e mulheres ao pequeno almoço, se não forem tigres gays, é claro!!!) encontra falhas que podem ser fatais. Onde estará a ASAE... Chamem-nos!!!
Fatais porque o malvado do tigre pode comer um, dois ou três GNRs, e como nós já temos um contingente tão escasso para cobrir o nosso território nacional seria uma malvada ironia do destino um ou dois tigres em fuga agravarem essa crise de (in)segurança em Portugal.
Pergunto-me se em vez desses dois tigres o circo que transporta os animais passasse pela zona de S. Bento e perdesse dois "alifantes", certamente que a escadaria e algumas paredes da Assembleia da República ficariam destruídas, já para não falar nos deputados do PCP ou do BE (e outros) que seriam esmagados nessa turbulência circense; pergunto-me se o mesmo circo perdesse meia dúzia de girafas e dois ou três leões na zona de Belém - e na rua da Junqueira - onde mora lá um amigo.. - o que se ficaria a saber do que se passa no Palácio de Belém!!??
Ou o que restaria da bicentenária casa dos Pastelinhos de Belém, da Colecção Joe Berardo no CCB ou até daquele rendilhado monumental que configura o Mosteiro dos Jerónimos - que também tem uma história exótica - familiarizada por tigres, leões, girafas e conexos... Isto, de facto, representa todo o esplendor da globalização.
Numa palavra: Portugal virou um mega-Entroncamento, e se um dia lhe disserem que uma manada de búfalos foi almoçar alí ao Galeto na Av. da República e à saída escavacou o Mcdonald e apontou toda aquela cornadura em direcção à Versalhes - do outro lado da avenida - (onde "tias e tios" almoçam)..., só temos de acreditar o mais rápidamente possível e tentar procurar um refúgio..
De facto, Portugal é um país perigoso e até nem é por causa do terrorismo...
PS: E se fossem jacarés... Alguém imagina ver jacarés a fazer compras no Atrium do Saldanha..., ou uma gibóia, lá mais em baixo, a amaranhar pela cabeleira da estátua do Marquês de Pombal (depois de asfixiar o leão que o ladeia e perde os campeonatos todos..) - e já com os olhos postos no ataque às Amoreiras do arqº Taveira - para dali partir em direcção a Cascais...
Meu Deus, isto é a guerra dos mundos..