segunda-feira

O Público gostou desta nossa passagem

Agradar a Cavaco
http://macroscopio.blogspot.com/
Entre Belém e S. Bento, o PM optou por não desagradar a Cavaco, e assim estreita ainda mais os laços que têm, imprescindíveis para um bom entendimento no ano de austeridade que arranca em 2008. Sócrates, ao ter viabilizado a opção Faria de Oliveira, ex-ministro do Comércio de Cavaco, ou outra opção convergente como Catroga, outro "homem de Belém", deu uma "cenoura" a Cavaco. Este está agora "obrigado" a criar um clima psicológico e político de bom entendimento com S. Bento na gestão de dossiers "quentes". (...) Entretanto, a entourage da Lapa, guiada por aquele ventríloquo de Gaia que diz querer ser PM ainda neste século, fica convencido de que foi o PSD do Menezes que travou a opção Carlos Santos Ferreira e convencem-se da ilusão do poder que, de facto, não têm.
PS: Já agora aproveito para desejar um Ano de 2008 produtivo aos jornalistas que todos os dias fazem o jornal Público - e informam e formam a opinião pública em Portugal.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
in Público, 31 Dez. 2007
Iniciativa pouco privada

Em 1975 foram nacionalizados os bancos portugueses. E assim ficaram longos anos por teimosia socialista, pois até 1989 a Constituição considerava irreversíveis as nacionalizações. Mas, ainda antes de eliminada a absurda proibição de privatizar, surgiram novas instituições financeiras privadas.

A primeira foi a Sociedade Portuguesa de Investimento, lançada por Artur Santos Silva e que depois viria a transformar-se em banco, o BPI. Outra foi o Banco Comercial Português, a partir de um desafio lançado pelo governo de Mário Soares a Jardim Gonçalves, então em Madrid. Tal como Santos Silva, Jardim Gonçalves concebeu um projecto bancário e convenceu investidores privados a entrarem como accionistas.

O BCP abriu ao público em 1986 e cresceu de forma espectacular. É hoje o maior banco privado português. Ninguém podia prever os recentes desastres, alguns deles com possíveis incidências criminais, que nos Estados Unidos provavelmente dariam cadeia (mas, aí, o capitalismo é levado a sério, sem contemplações para quem infringe as regras).

É verdade que no BCP existiam certos indícios de mau agoiro, como o exagero dos vencimentos dos seus gestores. Mas as operações irregulares agora apontadas são, pela sua gravidade, algo de invulgar entre nós. E só foram conhecidas porque, no quadro da luta interna pelo poder, alguém do banco fez chegar documentos comprometedores a um accionista (Joe Berardo, que depois os apresentou a quem de direito) – em vez de esses papeis terem sido logo entregue às autoridades de regulação do sector bancário, como a lei determina.

O mais deprimente desta história é o golpe dado à esperança de que, em Portugal, emergisse gradualmente uma nova classe empresarial, afirmativa e autónoma, menos dependente do secular encosto ao poder político e com algum sentido cívico e ético. Ainda antes de se falar em Armando Vara para vice-presidente da proposta nova administração do BCP, liderada pelo até há poucos dias presidente da concorrente Caixa Geral de Depósitos (Santos Ferreira, um gestor competente, ex-deputado do PS), Vasco Pulido Valente disse o essencial no Público do dia 23: “não se engana quem desespera do capitalismo português”, considerando “simbólico” que o maior banco privado nacional passe a ser presidido por quem mandava na estatal CGD.

Esquema no qual se empenhou António Mexia, presidente da EDP, empresa que o Estado ainda controla com a sua golden share. Segundo o Público, Mexia terá ponderado candidatar-se ele próprio à presidência do BCP, sendo de tal dissuadido... pelo primeiro-ministro, que precisa dele na EDP.

Claro que há em Portugal empresários autênticos. Mas representam a excepção. A regra, desgraçadamente, continua a ser a do conúbio, directo ou indirecto, com o Estado. É a antiquíssima via portuguesa para o capitalismo. E é sabido que governos considerados de esquerda, como o actual, costumam facilitar a vida aos empresários, ou a parte deles.

O desejo de alguns agentes económicos de estarem próximos do poder politico explica muito do empenho posto na defesa dos chamados centro nacionais de decisão empresarial (lembram-se?). Querem estar no quentinho, junto ao Estado que lhes proporciona bons negócios e os protege da concorrência estrangeira.

Com um presidente e um vice-presidente socialistas e próximos do Governo, este e o PS passarão a ter influência no maior banco privado português, paradoxalmente criado para contrariar a estatização da economia. Sendo que o maior banco, a CGD, já pertence ao Estado. Significativamente, o protesto imediato do líder do PSD foi reclamar a presidência da CGD para um sócio ou simpatizante do seu partido, como veio a acontecer.

Grave, aqui, não é apenas a ânsia de poder dos políticos. Pior é serem accionistas privados a proporcionar esta aproximação do BCP à órbita estatal. Diz-se que o Banco Espírito Santo tem relações privilegiadas com o poder político. Há quem lhe chame o “banco do regime”. Mas, pelo menos, no BES o Estado não manda (talvez o BES mande alguma coisa no Estado, mas essa é outra história).

No BCP são os privados a abrirem a porta ao regresso do Estado ao sector bancário. Não formalmente, claro. Mas só não vê quem não quer.

Há décadas que defendo a iniciativa privada em Portugal. Por isso este caso provoca-me não apenas frustração, mas sobretudo vergonha. A iniciativa de Miguel Cadilhe de apresentar uma lista alternativa poderá atenuar o desconforto? É cedo para saber. Francisco Sarsfield Cabral

Jornalista

Sugestão de destaques: A via portuguesa para o capitalismo é o conúbio com o Estado

Pior do que a ânsia de poder dos políticos é serem accionistas privados a proporcionarem esta aproximação do BCP à órbita estatal

Obs: Um proficiente artigo do Francisco sobre a natureza e comportamento do meio financeiro nacional na sua relação com o Estado.