domingo

Cadilhe avança, ainda que seja com uma "candidatura negativa"

NOTA PRÉVIA DO MACRO:
Cadilhe é um homem de coragem, aparece sempre nos momentos difíceis. É de se lhe "tirar o chapéu". Diria que começou aqui a queda de Meneses e a ascenção do futuro líder do PSD. Se este cálculo bater certo, estimo que em 2014 Cadilhe estará em boas condições para concorrer ao lugar de PM. Entretanto, Meneses regressou à pediatria num hospital de província.
Cadilhe entrega lista à administração do BCP
30.12.2007 - 19h57 Por Cristina Ferreira Jonas Batista/PÚBLICO (arquivo)
O ex-presidente do Banco de Fomento Exterior (depois integrado no BPI) Miguel Cadilhe (ex-administrador do BCP e ex-ministro das Finanças) entregou esta noite a sua lista candidata à liderança do Conselho de Administração do BCP que integra Miguel Cadilhe, Alexandre Bastos Gomes (actual gestor do BCP), Bagão Félix (ex-ministro e da área seguradora do BCP), João Carvalho das Neves (especialista em "corporate governance"), Carlos Alcobia, Rui Horta e Costa (UBS e ex-CFO da EDP) e Meira Fernandes (ex-BFE).
A iniciativa não anunciada de Cadilhe surge como protesto pela atitude do governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, de ter vindo a público “condenar” todos os membros dos órgãos sociais do BCP desde 1999, antes do final das investigações que estão a decorrer à sua governação, e sem que os visados tenham sido ouvidos no âmbito do processo.
A acção de Cadilhe pode quebrar a frágil unanimidade que se regista à volta da lista de Carlos Santos Ferreira e de Armando Vara, dois dirigentes socialistas viabilizados por Constâncio. [...]
Obs: Digamos que agora é que o mercado vai, de novo, começar a funcionar. Embora aquilo que o PM, José Sócrates deveria fazer era o seguinte: demitir Vitor Constâncio de governador do BP (por incúria funcional) e convidá-lo, logo de seguida, a encabeçar uma 3ª lista à presidência do bcp, desta feita concorrente de cadilhe e de Carlos Santos Ferreira.
Seria uma opção de "muito mercado". E para governador do BP de Portugal - meter um boy do psd, para não deixar Meneses a chorar e com um ataque de histerismo agarrado às farripas de cabelo de Santana e a dizer: "segurem-me senão ainda mato o Sócrates..." Tudo num filme série Y passado na Lapa, com Santana a filmar com uma Cannon Super-8, do tempo da Maria Cachuxa, i.é, do tempo de Lopes - que ainda não percebeu que está a mais na política em Portugal.
O Macro aposta na opção Carlos Santos Ferreira.