sábado

Lá teremos d'ir a Caxias levar bolo-rei e felhozes a Jardim Gonçalves...

Nota prévia:
Quem te viu e quem te vê... Ri-te, ri-te..., por entre sonhos, felhozes e bolo-rei, em Caxias. É o que faz a gula e a ganância, dois dos pecados capitais que perseguem o homem. O "velho jaguar" está agora ao pé da Rocha Tarpéia, o obelisco donde eram precipitados os traidores em Roma. Só que no bcp a traição foi feita por Jorge ao Jardim Gonçalves, i.é, a ele próprio, na companhia do filho e dum amigo. Tudo em família, portanto. Como mandam os manuais, da Sicília...
BCP: Ministro quer punição exemplar para eventuais ilícitos
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, considerou hoje que devem ser punidos «de forma exemplar» eventuais ilícitos que venham a ser detectados pelas autoridades de supervisão nas investigações ao BCP.
«As autoridades de supervisão devem exercer plenamente os seus direitos. Devem investigar e sancionar em conformidade com a gravidade dos ilícitos que venham a ser detectados e devem fazê-lo de forma exemplar», afirmou o ministro.
Teixeira dos Santos, que falava no Porto, numa conferência de imprensa em que anunciou o nome do novo presidente da Caixa Geral de Depósitos, considerou ainda que «todos temos a ganhar com o regresso da normalidade ao BCP».
«Ninguém ganha com a instabilidade numa instituição tão importante como o BCP para a economia portuguesa», frisou.
Nessa perspectiva, Teixeira dos Santos frisou que «resolver a situação de instabilidade no BCP é do interesse nacional».
Para o ministro das Finanças, a Assembleia-Geral de accionistas do BCP marcada para 15 de Janeiro é uma oportunidade para «de uma vez por todas, fazer com que a estabilidade regresse a esta importante instituição financeira».
Obs: Mudando a realidade, muda também o discurso. Explico-me: o sonho de qualquer ministro, inclusivé o das Finanças, que não chega a ganhar mil cts por mês líquidos, é assumir o cargo de Administrador de um grande banco. O bcp tem integrado alguns desses ex-ministros a ganhar quatro, cinco vezes mais. Hoje, com o "velho jaguar" de pantufas e já na antecâmara do Estabelecimento Prisional de Caxias, quiça com vista para a praia, o discurso ministerial endurece porque ele não visa aqueles que vão começar a mandar, mas os que caíram em desgraça e já não poderão convidar ou dispôr de qualquer influência no futuro. Numa palavra: muda a realidade, mudam os discursos, e só os burros é que não mudam. É a vida.
Mas, de facto, o sr. engº Jorge jardim Gonçalves faz-me lembrar o Alipiosinho do romance político do Conde d'Abranhos, de Eça de Queiroz, em que ostenta virtudes públicas e depois, vai-se a ver, é só vícios privados. Recorde-se que o sr. engº Jorge Jardim Gonçalves, além de ser um opus dei empedernido, impôs uma política de recursos humanos no bcp verdadeiramente lamentável e censurável nas décadas de 80/90, com base na qual não recrutava mulheres para os seus quadros porque estas, por serem mulheres, davam à luz e o banco não poderia pagar as férias de parto porque tinha inúmeros prejuízos. Argumento cabutino e idiota.
É agora o mesmo Jardim Gonçalves que, pelo facto de a esposa se esquecer do casaco de peles em casa manda o piloto do avião ao dispôr, gastar 30 mil cts de gasolina só para fazer a vontade à dama. Isto vale o que vale, mas não deixa de denunciar uma personalidade tão esbanjadora quanto doentia que, lamentavelmente, estava à frente do maior banco privado português. Felizmente, terminou o pesadelo.
A maior pena que lhe deveria ser imputada, além duma forte censura moral, social e até penal, é, cumulutavimente, obrigarem o sujeito a indemnizar o BCP e os respectivos accionistas pelos alegados esbulhos dissimulados que fez à instituição ao longo destes últimos anos. Não apenas para deixar Bg Joe Berardo pregado no chão às gargalhadas, mas por uma questão de elementar justiça na sociedade portuguesa.
Uma pena exemplar para os prevaricadores, portanto. Aqui Teixeira dos Santos, não poderia ter mais razão. Pergunto-me é porque razão ele não explicitou tal ponto de vista há uns meses... Sabe Deus porquê!!!!
Maldito dinheiro..., vil metal!!! Corrompe-nos a todos.., por isso é que gostava de ser rico para o desprezar.