sábado

Faria de Oliveira foi a escolha para presidente da CGD

"Faria de Oliveira é o novo presidente da CGD (oficial).
Fernando Faria de Oliveira, actual líder da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Espanha, foi o nome escolhido pelo Governo para presidir a instituição bancária, anunciou hoje o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos. O antigo ministro do Governo de Cavaco Silva irá suceder a Carlos Santos Ferreira na presidência da CGD."
Obs: Entre Belém e S. Bento, o PM optou por não desagradar Cavaco, que assim estreita ainda mais os laços que têm em conjunto, e que são imprescindíveis para um bom entendimento no ano de austeridade que arranca em 2008. Sócrates ao ter viabilizado a opção Faria de Oliveira, ex-ministro do Comércio de Cavaco, ou outra opção convergente na pessoa de Eduardo Catroga, outro "homem de Belém", deu uma cenoura a Cavaco, este está agora "obrigado" a criar um clima psicológico e político de bom entendimento com S. Bento na gestão de dossiers "quentes" que os próximos meses trarão para cima da mesa.
A vantagem de Faria de Oliveira, que terá sempre de agradecer a sua nomeação ao PM dum governo socialista, é que ele já conhece a casa, e regressa a Portugal vindo de Espanha. Veremos, doravante, qual é a estratégia para a CGD e como se comporta no terreno, sobretudo no financiamento das principais obras públicas que terão de arrancar em breve.
Cavaco não só tem agora uma antena de grande captação de sinal na Av. João XXI como tem também o caminho aberto para influenciar, ainda que oficiosamente, o circuito do processo decisório na CGD. Mas que grande entente cordiale entre Belém e S. Bento...
Pelo andar da carruagem, não me admiraria nada que, qualquer dia, Socas pedisse a Cavaco que governasse um trimestre em S. Bento, para fazer o gosto ao dedo em nome dos velhos tempos, e Socas, como contrapartida, fosse aquecer o lugar para o Palácio de Belém, tamanha é a sincronia entre ambos nas questões de pequena, média e alta intensidade na política à portuguesa.
Entretanto, a entourage da Lapa, guiada por aquele ventrícolo de Gaia que diz querer ser PM ainda neste século, fica convencida que foi o psd do Meneses que travou a opção Carlos Santos Ferreira e convencem-se da ilusão do poder que, de facto, não têm.
Et maintenant Carlos Santos Ferreira...