segunda-feira

Cadilhe que vá "protestar" para outro lado...Aposte-se em CSF para o BCP

A conduta de Cadilhe, sob pretexto de lavar a sua honra suja pelas declarações do governador do BdP (Vitor Constâncio), não deixa de ser uma candidatura oportunista para marcar mais uns pontinhos na opinião pública em Portugal... Melhor fora que ele assumisse definitivamente que queria ver Luís Filipe Meneses fora da liderança do PSD. Não sendo uma coisa nem outra, ele que estivesse quieto, ou então que fosse protestar para...
Cadilhe diz que a sua lista é de «protesto»

Obs: O BCP, enquanto instituição financeira não é má, tem tido é gestores estranhos, que têm lesado os accionistas, desviando verbas, praticando ilícitos para efeitos de enriquecimento em causa própria. Acresce que o BP, a CMVM e demais agências de supervisão não têm fiscalizado atempadamente as irregularidades graves que têm sido denunciadas a seu tempo. Agora, até Miguel cadilhe elabora uma "lista de protesto" contra o bcp - com vista à conquista da sua presidência, apenas para limpar a sua honra, pelos vistos suja pela lama de Vitor Constâncio (governador do BdP), quando afirmou que todos os administradores do bcp foram responsáveis pelo estado de coisas a que o banco actualmente chegou.

Com tanto azar que a instituição tem tido, apesar dos lucros, e, agora com mais esta lista de protesto de cadilhe, pergunto-me por que razão o mesmo cadilhe não vai alí para Seattle, nos EUA, protestar contra os subsídios que o governo dos EUA concede aos seus agricultores, ou vai para a porta das multinacionais a operar no Norte, bem perto de si, para evitar que cometam mais um acto de deslocalização deixando pelo caminho mais umas centenas ou milhares de desempregados no quadro desta globalização predatória que temos vindo a assistir em Portugal...

Por outro lado, o que é que o sr. cadilhe tem feito pela captação de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) de qualidade em Portugal? Nada. Ou melhor, o mesmo que Basílio Horta do cds, que já deveria ter sido dispensado por este governo por manifesta ineficiência e inutilidade política.

Bem sei que Cadilhe tem todo o direito a indignar-se pela forma como viu a sua honra ou dignidade profissional afectada pelas declarações do governador do BdP. Isto até parece que já é algo que vem do tempo de construção das Torres das Amoreiras, sabe-se Deus por que razão!!! Mas Cadilhe também terá de compreender que a economia nacional, de que o bcp é uma peça importante, não gira em torno do seu umbigo.
Se Cadilhe "os tivesse no sítio", deixava-se de diplomacias de pantufas e faria uma de duas coisas - ou ambas:
1) Daria uma conferência de imprensa, a partir do Norte - poderia ser na Torre dos Clérigos ou no Palácio da Bolsa, para ter um ar mais solene, ou até a partir da sede de alguma grande empresa do Norte, e diria tudo aquilo que pensa verdadeiramente sobre a personalidade de Vitor Constâncio;
2) E depois poderia enviar para o Expresso ou para o Público um testemunho escrito do seu pensamento sobre a matéria, para memória futura.

Ora, fazer uma "lista de protesto" para concorrer ao bcp é, além duma brincadeira aos bancos, mais uma coçadela no umbigo orgulhoso de Cadilhe. No umbigo pequenino de Miguel Cadilhe, que, em rigor, se julga um reizinho do Norte.

Penso que o país, e o bcp não estão (mais) para aturar estas pequenas vaidades. Numa palavra, e apesar das limitações decorrentes da opção de Carlos Santos Ferreira, aposte-se nesta candidatura para a presidência do bcp, quem sabe se não é desta que até Joe Berardo (que o apoia) deixa de ser o especulador que sempre foi para se tornar num investidor à séria, i.é, verdadeiramente preocupado com o desenvolvimento e o progresso da economia nacional.