quinta-feira

A 1ª Encomenda Política que Meneses...

... faz ao líder da Distrital do psd, um tal Carréras - cujos argumentos são imperceptíveis. Será que essa encomenda veio já com o selo de cortiça hoje em voga!?

É óbvio que, quem anda na política e a estuda há uns anitos, sabe duas coisas: nada acontece por acaso, e, por outro, a política é feita de segredo, de simulação, de dissimulação, manha, astúcia, maus sentimentos, inveja, domínio, força, raramente do Direito, e muita, muita sacanagem com, neste caso, imenso desrespeito pelos munícipes de lisboa que o psd revela pelo teor da chantagem que pratica teleguiada por Gaia - via Distrital do psd da rua da Junqueira - onde o dito tem secretária e telefone...

É tudo tão simples, claro e transparente, ainda que a função desses figurantes políticos seja, precisamente, obscurecer as suas verdadeiras motivações: meter areia na engrenagem na autarquia da capital.

Digamos que o papel do sr. carréras é o de dizer em alta-vox a velha fórmula que ia matando políticamente a Evita de Gaia: sulistas vs nortistas - agora num up-grade direccionado para inviabilizar a contracção do empréstimo para saldar as dívidas agravadas, curiosamente, pelo PSD.

Ora, tudo isto assenta que nem uma luva ao actual líder fraco e a prazo Luís Meneses, que há uns anos só não foi sovado no palanque do psd porque foi a tempo protegido pela segurança que o salvou da sua miraculosa fórmula: sulistas vs nortistas - que hoje, subterrâneamente, encontra ramificações no triângulo Lapa/Gaia/rua da Junqueira (distrital psd) - e assim justapõe as directrizes do psd nacional à política local. Daí a encomenda com selo de cortiça...

Por outro lado, é sabido que Meneses é um líder fraco, cuja imagem não passa das fronteiras do seu burgo. Para agravar a situação, sobre ele tem Santana Lopes que aparece mais nos media e o ofusca, e o eloquente Angelo Correias que é a fonte de autoridade tecno-moral com ligação directa a Meneses - via hot-line permanente (tipo Washington-Moscovo ao tempo da Guerra Fria, até porque muitas vezes Meneses não sabe o que dizer e recorre ao Angelo que o industria).

De modo que a Evita de Gaia, expressão rentabilizada e popularizada pelo Jumento o mês passado, de resto, autor da imagem supra, tem extrema dificuldade em impôr-se ao partido, à sociedade e aos holofotes dos media que lhe dão pouca ou nenhuma importância, salvo quando há uma desgraça do psd ou algum incêndio no Norte..., ou o engº Belmiro de chateia.

Neste colete de forças, o que restava ao líder fraco Meneses (?), crónicamente aconselhado pelas agências de comunicação que lhe ditam os recados que ele depois papagueia sincrónicamente? senão - arranjar um casus belli na autarquia da Capital e, cobardemente, esconder-se sob o biombo desse putatitivo anonimato cuja careca todos conhecem.

Talvez tenha sido por essa razão que até o próprio engº Carmona Rodrigues, que desta forma se solidariza com António Costa no quadro da urgente medida que é aprovar esse empréstimo (de que tudo depende, e ao se junta Helena Roseta e Ze Sá Fernandes), tenha referido que o PSD resolveu encetar um braço-de-ferro com o PS e ameaçar vetar o dito empréstimo, mais a mais com aqueles argumentos obtusos e imperceptíveis dum tal Carréras que ninguém conhece e que escolheu a pior forma de ficar conhecido.

Já agora, alguém me explica quem é o sr. Carréras...