terça-feira

"Morreu o Fausto de Coimbra": um testemunho a meditar... no Tempo que passa

Nota prévia do Macro:
Bato à porta do blog do José Adelino e deparo-me com este testemunho... Confesso que fiquei tão embarassado quanto comovido. Embarassado diante da proeminência fatal da morte, comovido por já ter pensado esses pensamentos em relação a colegas e amigos da minha idade que, por razões várias e na flôr da idade já partiram, ficando apenas o nó na garganta. A minha "cegueira" levar-me-ía, caso mandasse nos astros sacanas que nos (des)governam, a ilegalizar a morte antes dos 80 anos, pois presumo que até lá o Homem ainda está em franca progressão mental e intelectual em direcção à lucidez suprema. Mas infelizmente sou pequeno demais para mandar nos astros, pois se "riscasse" mandaria regressar com carácter de urgência (também) os meus mortos. E creio que nistos todos seríamos "egoístas" na (re)evocação da vida - que já não volta.
Morreu o Fausto de Coimbra
Morreu o Fausto. Tínhamos a mesma idade. Éramos da mesma pequena pátria e fomos colegas na escola primária pública do Arco de Almedina, por baixo do Palácio de Subripas. Andámos no mesmo liceu e nunca os acasos da vida nos permitiram voltar a conversar nos últimos trinta anos, apesar de comungarmos em muitos valores. Eu que era um dos seus leitores, no velho Despertar, guardo para mim a pequena alcunha que lhe dávamos na escola do professor Ildefonso. Prefiro dizer que não morrerá o Fausto de Coimbra. Prefiro alinhar com os que querem que o programa de Fausto se cumpra, mobilizando vontades e, sobretudo, os coimbrinhas no exílio. Transcrevo o que proclamava num dos seus últimos artigos, contra o declínio político de Coimbra - cidade, concelho, distrito e região ...Coimbra tem pela frente marés de dificuldades. Mas este é o momento, se bem aproveitado, para abrir janelas de oportunidades. Esta é uma verdade inquestionável. E a nossa aposta. Que desejamos não seja optimista...
posted by JAM 10/09/2007 12:54:00 PM