terça-feira

Um soco no estômago: partiu Raul Durão

Raul Durão tinha uma vox sublime. Cresci com ele, ao ouvi-lo e a ver alguns do seus programas de rádio e tv. Julgava-o ainda em boa forma e a gozar a vida em pleno, sempre bem acompanhado e com um gosto incrível pela vida. Estudei ainda com o seu filho Pedro no Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho - nos idos anos 80, boas farras... Hoje partiu boa parte do Portugal post-25 de Abril, partiu uma certa memória sonora e imagética do meu tempo. Morreu um bom pedaço do Portugal do novo regime, morreu uma certa maneira de fazer informação, morreu boa parte de cada um de nós.

Fica aqui uma singela homenagem. Que descanse em paz..

PS:

Frustrante é aceder à net para apanhar uma imagem do Raul e depararmo-nos com o estronço do Zé das Fritas Barroso, o transmontano que foi para Bruxelas após ter deixado Portugal a arder.

Ligado à RTP desde 1971, Raul Durão participou em programas como ‘Bom Dia Portugal’, ‘Magazine Informativo’, ‘Ponto por Ponto’ ou ‘Estrada Viva’. Contudo, a imagem que os portugueses melhor recordam remete-nos para o dia 4 de Dezembro de 1980. Foi ele o jornalista que informou o País sobre a queda do avião Cessna que conduzia Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa ao Porto e que, mais tarde, noticiou as mortes dos então primeiro-ministro e titular da pasta da Defesa.O comunicador reformou-se do serviço público de televisão há quatro anos, mas acabaria por ser defiado pelo actual director de programas a colaborar pontualmente com a RTP. A ideia de Santos era – e é – ter rostos conhecidos da estação, sempre que a situação o justifique, em antena.Raul Durão, que tem vindo a colaborar com a RTP África, esteve, a 13 de Maio, na equipa que conduziu a emissão especial do canal-mãe a partir do Santuário de Fátima. Antes, a 19 de Fevereiro, por ocasião da trasladação do corpo da Irmã Lúcia do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, para o Santuário de Fátima. Pelo meio, Durão, assumiu, por exemplo, a assessoria de Imprensa de João Moura, conhecido cavaleiro tauromáquico, e ligou-se a empresas dos ramos imobiliário e comunicacional, nomeadamente na área dos eventos e promoções.Conhecido pela sua alegria de viver, o apresentador chegou, inclusivamente, a ser dono de uma discoteca na zona da Amadora, que registava enchentes. Chamava-se Lido. PERFILO homem que comunicou ao País a queda do avião Cessna que transportava Francisco Sá Carneiro nasceu a 9 de Setembro de 1942 em Lisboa. Raul Durão entrou na RTP – através de concurso para aquisição de locutores e apresentadores –, juntamente com Ana Zanatti, Maria Elisa, Fernanda Andrade, Eládio Clímaco e Fernando Balsinha, em 1971. Na estação pública viria a apresentar noticiários, magazines e grandes espectáculos de variedades. Anteriormente, trabalhara como locutor radiofónico na extinta Emissora Nacional. Entre os que privaram com ele profissionalmente, é considerado um excelente profissional, bom colega e um homem dotado de grande sentido de humor. Raul Durão é casado com Fernanda Branco, com quem tem um filho de 15 anos, que assim se junta a um casal originário do seu primeiro matrimónio.

Nuno Tadeu com M.P.

» Artigos Relacionados

16-06-2004 - 00:00:00 RAÚL DURÃO FOI OPERADO E ESTÁ A RECUPERAR