Macro de grande, skopein de observar: observar o infinitamente grande e complexo. Tentar perceber por que razão a ave vive fascinada pela serpente que a paralisa e, afinal, faz dela a sua presa.
Obs: Vasco Graça Moura é um intelectual encartado, um poeta com obra feita e traduzida, alguém que até poderia subtrair o título de Nobel da literatura ao Zaramago, que é, verdadeiramente, um erro de casting. Graça Moura é tudo isso, mas nessa sua trajectória tem momentos de suspensão da racionalidade e vê coisas que não existem e cola-as aquele que ele deseja ser o seu líder, o seu guia na Europa, ou seja, MMendes.
É óbvio que neste particular Graça Moura deixou de ser o intelectual sério e competente para passar a ser o intelectual canino, subserviente e com o cérebro do tamanho duma ervilha comparando o incomparável. Meter no mesmo saco Sá Carneiro com MMendes é como comparar zaramago a um Prémio Nobel da literatura a sério.
Se não foi isto que aconteceu neste artigo de Moura direi que ele agora se mete no Vodka. Melhor fora que Graça Moura continue a traduzir Petrarca ou Bocaccio e se deixasse de invenções só para garantir o seu lugarzinho na lista para as Europeias nos próximos aninhos.
Estes intelectuais... Depois do Vodka vem sempre um Alka-...
<< Home