quinta-feira

Centro de Narcotráfico Marítimo em Portugal

Centro contra narcotráfico marítimo instalado em Portugal
O ministro da Justiça, Alberto Costa, disse hoje que vai funcionar em Portugal um centro de análise e operações contra o narcotráfico por via marítima, projecto que contará com os Estados Unidos como país observador.
Em declarações à Lusa, Alberto Costa justificou que o combate ao tráfico de droga é uma das preocupações "muito especiais" de Portugal no âmbito da Presidência da União Europeia e que, nesse sentido, será assinado no próximo domingo um acordo internacional com vista à instituição e ao funcionamento em Portugal de um centro de operações contra o narcotráfico por via marítima.
O ministro falava após a sessão de abertura de uma reunião da CEPOL - Academia Europeia de Polícia, em Lisboa, onde também esteve presente o director nacional da Polícia Judiciária, Alípio Ribeiro. [...]
Obs: Sendo Portugal um País marítimo, de vocação e história de mar admiro-me como é que uma instituição desta natureza não teve já acolhimento entre nós.
Uma pergunta ao ministro Alberto Costa: será que as lanchas dos narcotraficantes ainda são mais velozes do que as das autoridades marítimas nacionais...
Contudo, aquilo que mais me baralha é que sempre que a PJ ou as autoridades de Polícia Marítima (em articulação com outras entidades) fazem uma apreensão de droga dizem sempre que foi a maior. Ou seja, a última é que vale para efeitos estatísticos.
O que significa que o pior está sempre para vir...