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Revista Veja avança explicação (já contestada) para o acidente de aviação da TAM em S. Paulo

Já qui dissémos que este aeroporto é mais para super-bykes fazerem cavalinhos do que para aviões aterrarem, mantê-lo a funcionar só pode ser um crime do Estado por negligência. Só que agora ninguém - nem mesmo DEUS - poderá reclamar de Lula a devolução das 199 vidas ceifadas naquele estúpido acidente de aviação em S. Paulo que consternou o mundo. Até dá vontade de dizer que, de facto, Deus não é brasileiro...
Veja diz que erro do piloto causou acidente da TAM
Um erro do piloto do Airbus A320 da TAM foi a principal causa do acidente do último dia 17 de julho no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que matou pelo menos 199 pessoas.
A revelação é da edição desta semana da revista Veja, com base em informações já obtidas por meio da análise das caixas-pretas da aeronave e de posse comissão da Aeronáutica que investiga o acidente. A capa da revista traz o título "Revelações das caixas-pretas", com destaque para o erro do piloto e diz que não houve aquaplanagem na pista.
Mas faz um adendo: "Mas se a pista de Congonhas fosse mais longa...".Segundo a reportagem, uma das duas alavancas que regulam o funcionamento das turbinas, chamadas de manetes, estava fora de posição quando o avião tocou a pista principal de Congonhas. Esse erro fez com que as turbinas do Airbus funcionassem em sentidos opostos: enquanto a esquerda ajudava o avião a frear, a direita o fazia acelerar.
Com isso, o avião, que pousou a cerca de 240 quilômetros por hora, não conseguiu parar. Nesta semana, o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, disse em entrevista coletiva que a aeronave da TAM chocou-se contra o edifício da mesma companhia, localizado do outro lado da avenida Washington Luiz, a 175 quilômetros por hora.
Ainda segundo a revista, as investigações revelam que, apesar da chuva, não houve aquaplanagem na pista nem falha no sistema de freios dos pneus. [..]
Obs: Pergunte-se ao Lula da Silva se ele fosse piloto se sentiria confortável em aterrar um aparelho daqueles numa pista tão curta (dentro da cidade), isto supondo até que Lula consegue conduzir um carrinho de linhas, sóbrio...