quinta-feira

Uma perguntinha ao "Sô" Zé zaramago

ESTE HOMEM TEM AS MÃOS MANCHADAS DE SANGUE E É BRANQUEADO POR MUITO INTELECTUAL E LITERATO DE ALGUIDAR
  • Achará o sr. Zaramago que o regime político cubano é uma democracia que respeita os direitos humanos, a liberdade de expressão e a separação de poderes?
  • Um regime que mata e manda matar pessoas - inclusive escritores de maior estatura intelectual e moral do que zaramago - por mero delito de opinião será uma democracia na cabecinha de zaramago? Se não o é por que razão ele não denuncia o que se passa lá? Será pura omissão ou um esquecimento bem lembrado.

  • Outro problema de Zaramago é que ele é um ignorante em teoria política, é preciso evitar o monismo explicativo sumário que vocifera ora contra a direita ora contra a esquerda - que usa e abusa para explicar o fenómeno político pelo factor económico, tão ao gosto do leste europeu do tempo da Guerra Fria e que Raymond Aron desmontou lindamente. Mas sabe lá zaramago quem foi Aron.. Zaramago é um completo ignorante em matéria de teoria política, repito.
  • Pois fique o sr. zaramago sabendo que, por exemplo, no caso do regime do seu querido amigo cubano, o regime "plutocrático" é o do próprio Estado que monopoliza toda a propriedade privada impedindo assim que as pessoas se possam autonomizar das grilhetes do Estado e ter iniciativas económicas individuais. E quem é o Estado em Cuba? O ditador do Castro, claro está - que tudo controla através do partido e das relações pessoais;
  • Depois, não se democratizando - Cuba também não se pode modernizar económicamente nem socialmente - porque lhe falta a matéria-prima das instituições sociais e políticas de base para o efeito, e que são determinantes para dar forma a esses comportamentos empreendedores que em Cuba não podem existir por uma razão simples: ausência de Liberdade.
  • Evidentemente que as bujardas plutocráticas de zaramago sobre teoria económica ou política são apenas uma ínfima parte da realidade mais complexa - que ele desconhece ou não consegue perceber. Porque não tem referências, não leu os clássicos do pensamento político e é simplesmente ignorante, logo não consegue estabelecer outras correlações. Aposto que se perguntarem a zaramago quem foi Max Weber ele dirá que era capaz de ter sido um dos membros do júri (embriagado) do Prémio Alfred Nobel.. E, de seguida, se lhe perguntarem quem foi o Aristóteles ele responde que foi o armador grego que albergou o Zé Durão Barroso numas férias interesseiras que aquele passou no Mediterrâneo, já naqualidade de mordomo-mor da Europa.
  • Ante isto direi: pobre Zaramago, sempre que abre aquela bocarra encarquilhada de lagarto Ibérico é para denunciar os princípios que pautam o seu pensamento e praxis - que o formataram quadradamente, e esses são os seus velhinhos e dinossauricos princípios dos marxismo-leninismo que, nas suas bases, só contém as determinantes económicas para explicar as plutocracias políticas à esquerda e à direita. Como se fosse sempre e em todo o lado a infra-estrutura económica que formatasse a super-estrutura política, esquecendo-se ele que o mero facto de não haver eleições livres num país, não haver liberdade de expressão, separação de poderes, liberdade de associação, etc, etc, são actos que decorrem da vontade humana, e isso são circunstâncias políticas e não económicas.
  • O problema de zaramago é que vive demasiado obsecado a pensar no dinheiro, mormente nos seus royalties que arrecada pelos direitos de autor daqueles seus livrinhos que vai vendendo aos papalvos, mas não consegue perceber que um regime como o cubano é como é não por causa da concentração da propriedade económica nas mãos do Estado, liderada por um partido único - por sua vez nas mãos do lagarto de Havana - seu querido amigo do peito - mas por causa da ausência de liberdade que faz com que o regime seja uma ditadura hiper-conservadora e autoritária que recorre ao assassínio como método de fazer política. Estamos conversados...
  • Ou seja, porque Fidel castro é um ditador empedernido que já conta no seu cadastro com milhares de assassínios políticos, segundo o Livro Negro do Comunismo - tal não justifica as bujardas do nobilizado, que anda por aí arrogante e vaidoso. Castro é, pois, um homem com as mãos manchadas de sangue, e é isto que o escritor português nobilizado que vive em Espanha branqueia, e é pena que o faça. Mas naquela idade também já não muda.