quarta-feira

Uma boa ideia dos Negócios Estrangeiros

«Mais importante do que aprovar um documento estratégico é a capacidade de fazermos um mecanismo de segurança efectivo no continente africano», disse o chefe da diplomacia.
Luís Amado falava na sessão de encerramento da conferência internacional «Os Desafios de Segurança Internacional e Cooperação no âmbito da CPLP» - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa -, que decorreu segunda-feira e hoje na Assembleia da República, em Lisboa.
Considerando que têm estado a ser debatidos «aspectos mais periféricos» em redor da cimeira UE/África, o ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou que «o que está em causa é a possibilidade de se elaborar um documento estratégico conjunto para as próximas décadas» que permita a criação de um «mecanismo de efectiva cooperação na área da segurança e defesa».(...)
Luís Amado identificou ainda o terrorismo como a nova ameaça no mundo e para o qual os Estados ainda não têm um «sistema claro de percepção das ameaças e das prioridades a assumir no campo da acção».
Defendeu, por isso, a urgência de se fazer um exercício de avaliação para identificar as áreas de intervenção prioritárias e uma maior capacidade de coordenação entre a parte civil e a parte militar. (...)
  • Obs: leve-se a ideia à prática de uma vez por todas e faça-se, de facto, lusofonia e cooperação para o desenvolvimento a sério.