quarta-feira

Realista a nota de apoio de Medina Carreira e de J. Borrel a António Costa

20 de Junho

Josep Borrell, ex-Presidente do Parlamento Europeu, declara o seu apoio a António Costa. Leia a sua declaração.

Tuve la suerte de conocer a António Costa durante mi mandato como Presidente del Parlamento Europeo cuando el era uno de los Vicepresidentes que formaban parte del Bureau y participaban en la direccion politico-administrativa de esa compleja instituicion europea.

Aprecie entonces sus virtudes y capacidades politicas tanto como su seriedad y dedicacion al trabajo. Cuando dejo el PE para formar parte del gobierno portugues sabia que António Costa desempenaria con la misma eficacia sus responsabilidades y que continuaria su brillante carrera politica.

Por eso, ahora que presenta su candidatura a la Alcaldia de Lisboa, quiero expresarle todo mi apoyo e desearle el mayor exito, desde el convencimiento de que seria un magnifico alcalde que daria a la bella e senorial Lisboa un gran impulso de modernidad e eficacia.

Josep Borrell Fontelles

O Macro também concorda com aquelas declarações relativas a António Costa - que é dos tais políticos que poderia estar em qualquer governo - de direita, de esquerda - não digo centro porque o Centro em Portugal, com excepção do de Freitas do Amaral - é uma quase extrema direita envergonhada que até já foi anti-europa, depois arrepiou caminho e corrigiu a rota quando percebera a radicalização do jornalista do Indy que dalí fazia política às 6ªfeiras. Além da preparação técnica, cultural e política de António Costa ele também tem uma coisa que aprecio nas pessoas: olha-as de frente e assume a autenticidade que em política ou é virtuosa ou é fatal. No seu caso, é virtuosa. Com qualidades humanas e políticas assim Lisboa só terá a ganhar com a sua eleição, e ganhará tanto mais quanto maior for a adesão do eleitorado lisboeta à sua candidatura, projecto e liderança.

Creio que com AC em Lisboa os bons sentimentos juntam-se com o talento, a habilidade, a experiência política, a sensibilidade social, a força, a influência, a autoridade e a capacidade de influir nas circunstâncias para que estas sejam catalizadoras da acção e não travões à mudança.

Por estas razões, que nenhum outro candidato a Lisboa oferece, é que valerá a pena afastar o experimentalismo e conferir a maioria absoluta ao candidato - que aqui também apoiamos.