quinta-feira

Quem terá tramado Saldanha Sanches??

O fiscalista Saldanha Sanches chumbou, ontem, nas provas públicas para professor agregado da Faculdade de Direito de Lisboa – o último grau da carreira académica. Só os professores agregados podem ascender à cátedra, que é atribuída por vaga. Os nove professores do júri deram-lhe seis bolas pretas e três brancas. “O júri não tinha suficiente conhecimento para discutir a minha tese”, disse ao CM o fiscalista, que apresentou um trabalho sobre “Limites do planeamento fiscal”. Apesar de considerar que a reprovação foi um “ajuste de contas”, Saldanha Sanches não vai recorrer aos tribunais nem requerer a repetição do exame, e mantém-se na faculdade: “Gosto muito de dar aulas e os meus alunos gostam muito de mim.”

O mandatário financeiro de António Costa não relaciona o ‘chumbo’ com motivações políticas, mas sim com uma questão de “afirmação de poder dentro da faculdade”. “Houve pessoas com posições políticas diferentes das minhas que se portaram com grande verticalidade”, disse, acrescentando que foi o último aluno a ser examinado com o sistema de votação secreta. “Não é por acaso que sou chumbado numa altura em que a faculdade está a renovar-se.”

O júri que decidiu o ‘chumbo’ inédito - primeiro neste tipo de provas em Direito - foi constituído por dois catedráticos de outras faculdades (Braga de Macedo e Diogo Leite Campos) e sete internos: Marcelo Rebelo de Sousa, Jorge Miranda, Menezes Cordeiro, Fausto de Quadros, Teixeira de Sousa (director da faculdade), Paulo Otero e Paz Ferreira.

Obs: Pergunte-se a Marcelo no próximo Domingo quem tramou "Roger Rabitt", ele sabe sempre tudo. No final, dá uma resposta diplomática e ficamos todos na mesma.

Se calhar quem o chumbou mesmo foi algum corrupto brasileiro ou autarca português que por se sentir lesado com as suas intervenções públicas de combate à corrupção - encomendou o respectivo chumbo à faculdade.

Não terá sido Alberto João Jardim... Neste Portugal hoje tudo é possível, até transformar um homem numa mulher em 3h.

Seja como for, não é justo chumbarem o homem, ele até já foi tantas vezes à tv!! Por que razão não lhe fazem o exame por aí, como pretendia Valentim Loureiro - quando reclamava Justiça televisiva no caso "Apito Dourado".