quinta-feira

Firmeza de Sócrates. MMendes quer é palco...

Sócrates recusa pronunciar-se sobre referendo antes de concluído o tratado
27.06.2007 - 22h36 Sofia Branco
O debate tinha como objectivo apresentar o programa da presidência portuguesa da União Europeia (UE), mas acabou por ser dominado pela discussão acerca da forma como Portugal ratificará o “tratado reformador” ao qual os 27 Estados-membros já deram luz verde. O PSD e a oposição de esquerda insistem na realização de um referendo, enquanto o CDS vai esperar pela finalização do conteúdo do tratado. José Sócrates recusou comprometer-se com qualquer decisão.
Antecipando que a discussão se centraria na questão da ratificação do futuro novo tratado, o primeiro-ministro não se furtou a falar do tema na sua intervenção inicial, abrindo, desde logo, o caminho para que a via adoptada não seja um referendo. O novo tratado europeu, classificou José Sócrates, será “mais um tratado internacional, sem natureza constitucional”. (...)
Obs: Por este andar, e à falta de melhor bandeira, sou de parecer que MMendes ainda termina os seus dias a limpar o WC da Rua da Junqueira - alí aos pastelinhos de Belém. Ele julga que ampliar certas discussões - ainda em curso - dão bom palco, votos e prestígio mas engana-se, tais verbos de encher só dão pateadas, perda de votos e afastamento do eleitorado.
MMendes ou está noutro mundo ou anda mal assessorado ou então tem quase 30 anos de experiência política que, afinal, para nada servem. Estarei errado... ou são ainda os efeitos nefastos do Antóno Preto na sua equipa?!