terça-feira

Jardim Gonçalves: o regresso do veterano, desta vez para "partir"

É sabido que recentemente o BCP/millenium encheu-se de orgulho e quis tomar de assalto do BPI, e a convicção foi tanta que roçou a soberba. Entretanto, as coisas complicaram-se e a boga arrebatou o tubarão. Desfeito o tubarão e fragilizado o seu treinador, Paulo Teixeira Pinto, o padrinho regressou para salvar o convento e impedir que a boga (BPI e sus hermanos) chamem a si uma Opa "ao banco de Jardim Gonçalves". Que agora ensaia o regresso mas com a condição de pôr e dispôr do sentido estratégico do capital, além de blindar os estatutos para impedir Opas futuras. No fundo, este jardim Gonçalves acha que o capitalismo é belo, mas só funciona eficazmenre se for o BCP a opar, o inverso jamais será aceitável. Como diria alguém, aguarrás no rabinho do meu vizinho para mim é Coca-cola..
Recuperando o Jumento, este Jardim Gonçalves é cá um capitalista português, concerteza.. É, com efeito, muita derrota e humilhação ao mesmo tempo num período muito curto. Sendo que o PsD também viu fragilizada a sua posição no mundo dos negócios, apesar do capital nunca conhecer fronteiras nem ter ideologia.
Por outro lado, eu que até tinham uns milhares largos para depositar e investir no Millenium herdados de um tio da Suíça (que desconhecia e me legou a sua fortuna), onde era taxista e primo direito de Isaltino Morais, ponderarei melhor e tenciono aplicá-los no BPI - onde parece haver mais estabilidade e também menos gula, o que confere maior segurança nos mercados financeiros, logo maior previsibilidade de rendimentos.
De facto, vivemos tempos perigosos. Como diria Joe Berardo (que detem 4% das acções do BCP e opõe-se ao regresso do velho guerreiro J. Gonçalves), que sempre que fala tenho de consultar o diccionário para o compreender, certamente um defeito meu!!!
PS: O velho engº Jorge Jardim Gonçalves (creio que também inscrito na ordem) pensa que pode ser feliz uma 2ª vez onde teve os seus maiores extâses em matéria banco-financeira em Portugal.