segunda-feira

Uma perguntinha ao Papa Bento XVI...

Este será o traço com que hoje mais e melhor se pode parecer o Rui Pedro. E não deixa de ser curioso que tenha sido um jornal de 3ª linha, como o Tal & Qual - (sem querer ser ofensivo para o jornal, naturalmente) que teve a coragem de publicar esta imagem actualizada do Rui Pedro, hoje com 20 anos.
Por outro lado, sabe-se que esta semana o Papa receberá os pais de Madeleine, e é nesse quadro comparativo que não posso deixar de endossar daqui uma perguntinha para o Estado do Vaticano e para o Papa em particular, que é o autor dessa recepção discriminante: onde estão os sponsors para o Rui Pedro - e outros como ele que nem uma missa de padreco de aldeia tiveram direito?
E os ronaldos e os davids, os empresários do espectáculo, os beneméritos da ocasião, onde está essa tralha toda quando se trata de recupear "os filhos da nação"? Será que só é chique e lucrativo (no plano simbólico e da consciência planetária) fazê-lo com estrangeiros e debaixo duma rede de cobertura mediática global, sendo que esta até parece uma pergunta demagógica e/ou populista, mas, na verdade, não é.
Infelizmente, estes dramáticos episódios também têm denunciado uma profunda hipocrisia no tratamento de dramas iguais - mas cujo tratamento é, na forma e no conteúdo, muito diferenciado. E é isso que choca..
E quando me pergunto pela causa dessa diferença atroz - só me vem à memória o diabólico deste Bento XVI. Oxalá me engane, e ele tenha algum padreco amigo enfiado na dispensa do Vaticano que saiba onde se escondem tantas crianças subtraídas aos seus pais e à normalidade duma vida que findou (por enquanto).
  • PS: Se por qualquer motivo a questão não chegar ao Vaticano envie-se diligência ao D. José Policarpo - que nos intervalos das fumaradas há-de arranjar 2 min. para reencaminhar esta questão. E se não fôr com ele - sou bem capaz de instar aqui o meu vizinho do lado, o Pre. Agostinho Jardim Gonçalves (seu Chefe de Gabinete) - a levar a pergunta numa bandeja ao D. Policarpo - de modo a que este a faça chegar a bom porto.