quinta-feira

A ingenuidade, vaidade ou sacanice de de Fernando Seara - p'lo Jumento -

Ingenuidade, vaidade ou sacanice (in Jumento)

Quando vi Fernando Seara a declarar à SIC que tinha sido convidado para candidato do PSD a Lisboa fiquei sem perceber se o estava a fazer por ingenuidade; não percebendo que isso colocava o candidato na condição de terceira ou quarta escolha; se o faria por vaidade, pois o autarca de Sintra ainda está convencido de que é uma grande coisa; ou por mera sacanice. Seara não tem nada de ingénuo, de parvo talvez, mas de ingénuo não e a escolha para candidato não será motivo para vaidade.

Despacho do Macroscópio: Publique-se em letras garrafais e mande-se uma resma para Sintra num camião de caixa aberta de forma a que os panfletos esvoacem pela cidade antes de chegar ao destinatário. O Seara de Sintra ainda é pior do que o Seara da Lusíada quando o conheci em 1986. Uma pessoa arrogante, egocêntrica, soberba e autor dum tratamento discriccionário com os alunos. Apesar de ter sido seu aluno durante três anos consecutivos e de nunca ter aprendido nada com ele, nunca lhe dei importância nenhuma. E quando o Jumento se interroga se se trata daquela troika de "virtudes" - ingenuidade, vaidade ou sacanice - eu diria que além dos sete pecados capitais o senhor ainda é capaz de ter mais algum oculto ainda não codificado nos códigos de ética e moral.

De facto, este PsD é, como diria António Barreto, um albergue espanhol - abre as pernas e mete tudo lá para dentro: no PcP temos o caso Zita Seábra, no CDS de adriano moreia temos o Seára. Talvez por isso o PsD esteja como está está: uma coisa descaracterizada, partida a meio caminho do fracote e do mauzinho.

Como diria o Jumento: É UMA PENA QUE O "EMPLASTRO" MORE NO PORTO.

E já que se fala em Emplastro, aqui fica uma homenagem a esse filho do Norte e um sub-produto do Jorge Nuno Pinto da Costa (que espero perca o campeonato) - que há anos deveria estar erradicado do futebol, o desporto livrava-se doutro padrinho que manipula a futebolítica e introduz areia na engrenagem, tal como valentim Loureiro e conexos - para vergonha de Portugal.

Na impossibilidade de entrevistar outros autarcas fica aqui o testemunho do "emplastro" - um actor secundário mas que já conquistou o seu direito à atenção dos media, e neste caso não precisou de arranjar nenhuma namorada na televisão...

Emplastro
e as suas palavras de ordem: beijinhos pá Madalena, pó Pinto da Costa e...