quarta-feira

Recordar Matrix por analogia à situação política em Lisboa: MMendes tem os dias contados neste matrix à portuguesa

The Supermoves Matrix Music Video
Lisboa transformou-se numa paisagem de aventura, perigo, corrupção, suspeitas, tráfico de influências e outras inanidades e mortes políticas que fazem dela um microcosmo da desgraça em permanente ebulição. Nunca se sabe qual é próximo meteóro a cair na tola dos lisboetas: se mais um vereador que é constituído arguído, se o presidente cessante faz uma plástica, se a presidente da Assembleia Municipal muda de sexo ou diz daqui não saío, daqui ninguém me tira...
Lisboa é, assim, um caos absoluto - com um passivo tremendo e para o qual parece não haver talento, engenharia financeira ou estratégia capaz de a salvar: um monstro de ingovernabilidade. Uma cratera assente num vulcão a que o PS resolveu abraçar pela mão de António Costa - um candidato credível e ganhador. O PsD propôs o paraquedista Seara - depois de Ferreira leite se ter negado. Mendes deveria aceitar, e se a coisa corresse bem, em 2009, cederia o lugar mas daria aos lisboetas e ao País um sinal de que se sacrificou, quem sabe não regressaria à liderança com energias redobradas e com um vigor portador de futuro posicionando-se melhor para o lugar de PM.
Não o afazendo Mendes apenas lança mais um agente Smith (via Fernando Negrão) que irá morrer à praia ou nas mãos de António Costa, o novel Neo. Seara, Manela ferreira leite, Negrão - são peanuts para António Costa - que figurará nesta luta pela Capital como o Neo dos Passos do Concelho, enquanto que o exército dos agentes Smiths de que Mendes se lembrou foi a troika Paula Teixeira da Cruz, Seárá e Ferreira leite. Uma "deprimência", como diria um amigo meu...
Confesso que Lisboa se irá transformar numa grande cena de pancadaria política com as cabeças dos agentes Smiths a esvoaçar pelos céus da Capital, com Mendes tentando apanhá-las com cola UHU - infrutíferamente. Mais-a-mais António Costa - vem com o treino e a preparação política e militar de Ministro da Administração Interna - habituado que está a disciplinar e sovar nos polícias mais duros e rebeldes. Vai ser mais mais um passeio pela capital.
No final, já se vê, não será apenas o elefante branco do Santana lopes e o vazio oculto do Luís FMeneses a pedirem a cabeça de MMendes, até o deputado Antonho Preto reclamará, como os índios, o seu escalpe - ante o caos da Capital.
Lisboa é assim uma cidade sitiada, e a situação política, financeira e operacional a que chegou faz dela a tal cratera assente no vulcão. Qualquer dia há um terramoto, e quando tal suceder até a estátua do Marquês de Pombal ladeada pelo leão - vem abaixo, para tristeza dos sportinguistas.

As "balas falhadas" deste PsD e de MMendes em Lisboa. Uma narrativa surrealista... (Ver video abaixo)

Matrix cow