sexta-feira

Suicídios no Portugal literário no Aqui e Agora

O Aqui e Agora de Helder João Frágua - além de nos explicar como se calcula a taxa de suicídios expõem os casos de alguns artistas, especialmente escritores que recorreram ao suicídio para resolver em definitivo os problemas da vida, porventura desconhecendo que estariam a criar outros cujos contornos também desconhemos. Talvez na Procuradoria ou noutra corporação congénere se conheçam esses segredos do fim da linha.. Vejamos o famoso efeito Werther e depois alguns exemplos de geniais escritores - alguns portugueses que formaram a nossa personalidade colectiva - que entraram em colisão com a vida: coragem, cobardia, desespero...
Confesso ter pena não encontrar nessa lista alguns membros da neocensura vigente que se arma em reserva da nação quando, no final de contas, do que se trata, é, pura e simplesmente, de analfabetismo digital.
Fenómeno de imitação é conhecido como “Efeito Werther”.Em 1774, Goethe publicou o romance “As Mágoas do Jovem Werther”. O protagonista sofre um desgosto de amor. Pega numa arma de fogo e dispara sobre si próprio.Logo após o seu lançamento, a obra gerou uma série de suicídios com recurso ao mesmo meio.

Exemplos de famosos que cometeram suicídio:

Camilo Castelo Branco - Escritor português 1890

Mário de Sá-Carneiro - Poeta português 1916

Ernest Hemingway - Escritor norte-americano 1961

Margaux Hemingway - Actriz norte-americana Modelo (neta de Ernest Hemingway) 1996

Elliott Smith - Cantor norte-americano2003

Edwin Armstrong - Inventor norte-americano1954

Virginia Woolf - Escritora britânica1941

George Eastman - Inventor norte-americano1932

Rudolf Diesel - Inventor alemão1913

Primo Levi - Escritor italiano1987 - entre outros exemplos apresentados no Aqui e Agora que valerá a pena ler e meditar.